Gestão Municipal da Política Nacional de Habitação de Interesse Social: O Trabalho Técnico Social na Gestão de Projetos Habitacionais em Assentamentos Precários em Ananindeua, Estado do Pará

  • Mário Vasconcellos Sobrinho Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Nedir Mendes Alves Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos Universidade da Amazônia (UNAMA)
Palavras-chave: Gestão Social. Assentamentos Precários. Política Nacional de Habitação de Interesse Social. Trabalho Técnico Social.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a contribuição do Trabalho Técnico Social (TTS) na gestão de projetos habitacionais em assentamentos precários tomando como referência o município de Ananindeua, estado do Pará. O TTS é integrado à gestão municipal da Política Nacional de Habitação de Interesse Social – PNHIS. O lócus do estudo é o bairro de Jaderlândia que contempla obras de saneamento integrado e urbanização dos assentamentos precários existentes em sua área. A pesquisa foi realizada usando o método da observação participante durante a realização do TTS e por meio de análise documental, especificamente do Estatuto da Cidade, Plano e Política Nacional de Habitação de Interesse Social, Programa Sanear Ananindeua e relatórios do Trabalho Técnico Social. Sob o prisma da teoria da gestão social, percorre-se uma literatura que discute participação, dialogicidade e inclusão social, aspectos fundamentais para o alcance dos resultados da PNHIS. O artigo mostra que o TTS é um importante instrumento de gestão social na execução de projetos habitacionais em assentamentos precários. Entretanto, o TTS possui limitações em seu escopo e resultados uma vez que nem sempre gera ganhos sociais. Isto porque dificuldades e limitações permeiam constantemente qualquer processo de gestão para inclusão social.

Biografia do Autor

Mário Vasconcellos Sobrinho, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA; Professor do Programa de Pós-Graduação em Adminstração (PPAD) da UNAMA.
Nedir Mendes Alves, Universidade Federal do Pará - UFPA
Núcleo de Meio Ambinete (NUMA) DA UFPA
Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos, Universidade da Amazônia (UNAMA)
Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da UNAMA.
Publicado
2016-01-07
Como Citar
Vasconcellos SobrinhoM., AlvesN., & VasconcellosA. M. (2016). Gestão Municipal da Política Nacional de Habitação de Interesse Social: O Trabalho Técnico Social na Gestão de Projetos Habitacionais em Assentamentos Precários em Ananindeua, Estado do Pará. Desenvolvimento Em Questão, 14(34), 127-154. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.127-154
Seção
Artigos