Desenvolvimento regional sustentável: abordagens para um novo paradigma

Autores

  • Raoni de Oliveira Inácio UFSM- Universidade Federal de Santa Maria
  • Maurinice Daniela Rodrigues UFOP-Universidade Federal de Ouro Preto
  • Thiago Reis Xavier Doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM), na linha de pesquisa: Estratégia em Organizações. Mestre em Administração PPGA/UFSM. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Bolsista do Convênio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior/REUNI (CAPES/REUNI), nível de Doutorado. Desenvolve trabalhos relacionados as temáticas: arranjos organizacionais, turismo, desenvolvimento regional e redes de empresas. Integrante do grupo de pesquisa CESAO - Competitividade, Estratégia e Arranjos Organizacionais, da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Milton Luiz Wittmann Doutor em Administração pela FEA/USP - Universidade de São Paulo (1996). É docente em Administração desde 1981 e lider de grupo pesquisa: CESAO - Competitividade, Estratégia e Arranjos Organizacionais, com ênfase em estratégia e inovação, redes de empresas e desenvolvimento regional. Implantou o mestrado acadêmico em Administração (UFSM) e foi seu primeiro Coordenador (2003). Foi Coordenador de mestrado interinstitucional em Administração (1998-2000) UFSM/UFSC. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria atuando em Docência, Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Coordena do curso de Especialização em Gestão Pública/EaD e é avaliador de curso e de IES desde 1996 do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Possui projeto de pesquisa com recursos do CNPq e FAPERGS.
  • Tiéli Nunes Minussi UFSM-Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.24.6-40

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional Sustentável, Estado e Organizações

Resumo

Apreocupação ambiental sustenta um novo paradigma de sustentabilidade, no qualse alteram os processos do desenvolvimento local e regional. Atualmente umalocalidade e ou região se baseia em premissas que atendem ao novo processoassociado a fatores econômicos sociais e ambientais. Estes fatores dearticulação envolvem tanto mesorregiões até microrregiões que possibilitam supriras necessidades atuais, sem comprometer o atendimento a necessidades de futurasgerações. Neste cenário, do desenvolvimento regional sustentável, é que opresente trabalho objetiva realizar uma abordagem teórica sobre as ações econômicas,sociais e ambientais do Estado e das organizações. Sob tal possibilidade deanálise, percebeu-se que o desenvolvimento regional sustentável é concebido apartir da gestão compartilhada dos territórios e valorização daspotencialidades locais.

Biografia do Autor

Raoni de Oliveira Inácio, UFSM- Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM), na linha de pesquisa: Estratégia e Inovação. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolve trabalhos relacionados as temáticas: arranjos organizacionais, turismo, desenvolvimento regional e redes de empresas. Integrante do grupo de pesquisa CESAO - Competitividade, Estratégia e Arranjos Organizacionais, da Universidade Federal de Santa Maria.

Maurinice Daniela Rodrigues, UFOP-Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), no qual desenvolveu pesquisa sobre as contribuições da Análise Ergonômica do Trabalho na Avaliação Social do Ciclo de Vida. Atualmente é professora da Universidade Federal de Ouro Preto e da Faculdade Santa Rita. Já lecionou ou leciona disciplinas nas áreas de engenharia da qualidade, engenharia da confiabilidade, projeto do produto, estatística, probabilidade, pesquisa operacional, introdução à engenharia de produção, cálculo numérico e cálculo diferencial e integral.

Thiago Reis Xavier, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM), na linha de pesquisa: Estratégia em Organizações. Mestre em Administração PPGA/UFSM. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Bolsista do Convênio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior/REUNI (CAPES/REUNI), nível de Doutorado. Desenvolve trabalhos relacionados as temáticas: arranjos organizacionais, turismo, desenvolvimento regional e redes de empresas. Integrante do grupo de pesquisa CESAO - Competitividade, Estratégia e Arranjos Organizacionais, da Universidade Federal de Santa Maria.

Milton Luiz Wittmann, Doutor em Administração pela FEA/USP - Universidade de São Paulo (1996). É docente em Administração desde 1981 e lider de grupo pesquisa: CESAO - Competitividade, Estratégia e Arranjos Organizacionais, com ênfase em estratégia e inovação, redes de empresas e desenvolvimento regional. Implantou o mestrado acadêmico em Administração (UFSM) e foi seu primeiro Coordenador (2003). Foi Coordenador de mestrado interinstitucional em Administração (1998-2000) UFSM/UFSC. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria atuando em Docência, Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Coordena do curso de Especialização em Gestão Pública/EaD e é avaliador de curso e de IES desde 1996 do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Possui projeto de pesquisa com recursos do CNPq e FAPERGS.

Tiéli Nunes Minussi, UFSM-Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é bolsista de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no projeto de bilhetagem eletrônica. Graduanda do 5º semestre de administração. Atua como colaboradora no grupo CESAO (Competitividade, Estratégia, e Arranjos Organizacionais) da UFSM.

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

Inácio, R. de O., Rodrigues, M. D., Xavier, T. R., Wittmann, M. L., & Minussi, T. N. (2013). Desenvolvimento regional sustentável: abordagens para um novo paradigma. Desenvolvimento Em Questão, 11(24), 6–40. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.24.6-40

Edição

Seção

Artigos