Gestão Ambiental e Universidade: Estudo de Caso do Programa Metodista Sustentável

Autores

  • Angelita Aparecida Nogueira de Mattos Silva Universidade Metodista de São Paulo - UMESP
  • Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro Professor Adjunto Nível A.I. - Instituto do Mar - IMar Universidade Federal de de São Paulo - UNIFESP - Campus Baixada Santista
  • Luciano Venelli Costa UMESP - Universidade Metodista de São Paulo
  • João Eduardo Prudêncio Tinoco Faccamp. Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.146-177

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Gestão ambiental, Instituição de ensino superior.

Resumo

Observa-se aumento nas responsabilidades educacionais das instituições de ensino relacionados à sustentabilidade. Têm surgido novas propostas pedagógicas que colaboram com a formação de profissionais orientados para essa questão instigando o debate e proporcionando informações consistentes acerca dos problemas sociais e ambientais. Cabe às Instituições de Ensino Superior formar profissionais conscientes, competentes e comprometidos com a sociedade. Este artigo tem como objeto de pesquisa o Programa Metodista Sustentável, criado pela Universidade Metodista de São Paulo, cujo objetivo geral é implantar a sustentabilidade em seus setores acadêmicos e administrativos, e na sua relação com stakeholders, de forma que a sustentabilidade seja uma atitude transversal e perene em suas ações e na formação cidadã que ela oferece. Pretendeu-se analisar as práticas de sustentabilidade desenvolvidas no âmbito do Programa. Utilizou-se pesquisa qualitativa com estudo de caso. Na coleta dos dados foi utilizada entrevista em profundidade baseada em roteiro semiestruturado com docentes/gestor da instituição, com análise documental e análise de conteúdo. Compreendeu-se que a universidade tem se preocupado com as questões de sustentabilidade através de reflexões realizadas sobre o novo cenário educacional e as mudanças que também ocorreram na sociedade em seus diferentes níveis: regional, nacional e internacional, o que gerou uma inquietação em uma instituição que quer ter relevância no entorno onde está inserida.

Biografia do Autor

Angelita Aparecida Nogueira de Mattos Silva, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Especialista em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2010); Graduada em Administração pelo Centro Universitário Ibero-Americana (2001); habilitação em Magistério (1996). Grande experiência profissional em Instituição Financeira (Banco Santander) e outras empresas nas áreas de Marketing, Produtos e Comercial. Atualmente é docente do curso de Marketing na modalidade presencial e EAD da Universidade Metodista de São PAulo - UMESP.

Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro, Professor Adjunto Nível A.I. - Instituto do Mar - IMar Universidade Federal de de São Paulo - UNIFESP - Campus Baixada Santista

Professor Adjunto Nível A.I. de Administração, com Dedicação Exclusiva, na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, no Campus Baixada Santista, IMar - Instituto do Mar. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos (1992), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, organizações, marketing, consumidor, atendimento a clientes, educação continuada, consumo, sustentabilidade e comunicação científica. Experiência docente desde 1996 em cursos de graduação, especialização e mestrado. Experiência como consultor e gestor. Foi coordenador de programa de mestrado em Administração e editor de revistas científicas. A partir de 2007 exerce o cargo de Diretor de Relações Institucionais do IMPACTO - Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional. Avaliador ad-hoc do INEP-MEC desde 2002 e do CEE-SP (Conselho Estadual de Educação de São Paulo) desde 2013. Foi líder do Grupo de Pesquisa do CNPq (Competitividade Regional e Desafios Estratégicos, com projeto de pesquisa com o mesmo nome, da Linha de Pesquisa Estratégia e Competitividade). Pesquisador Visitante da PUC-SP do Grupo de Pesquisa Estudos em Competitividade e Estratégia Internacional, na linha de pesquisa Estratégia e Competitividade. Exerce ainda o papel de Editor da Revista Organizações em Contexto - ROC (QUALIS CAPES B2). Orientador Bolsista de Agentes Locais de Inovação (ALI) pelo CNPq e SEBRAE (Santos e São Paulo-Centro) modalidade Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível A. Voluntário em várias organizações do terceiro setor.

Luciano Venelli Costa, UMESP - Universidade Metodista de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Elétrica - ênfase Eletrônica pelo Centro Universitário da FEI (1992), graduação em Administração Geral pela Universidade Metodista de São Paulo (2011), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, acumulando a função de Diretor da Faculdade de Administração e Economia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, gestão de recursos humanos, administração, educação a distância e comércio eletrônico.

João Eduardo Prudêncio Tinoco, Faccamp. Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração.

Graduado em Administração de Empresas(1971) e em Ciências Econômicas (1972) pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo -UNIFECAP; Mestrado(1984) e Doutorado (1996) em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo - FEAC/USP. Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado Profissional em Administração - MPA- da Faculdade Campo Limpo Paulista- FACCAMP. Pesquisador Colaborador no PPG em Ciências Contábeis da UNISINOS- Mestrado e Doutorado-. Participa como parecerista e avaliador dos periódicos: Base Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos ; Revista Contabilidade & Finanças da FEAC/USP ; Revista de Ciências da Administração -CAD da UFSC; Revista Custos e @gronegócio Online; Gestão @ Regionalidade; Revista Contemporãnea de Contabilidade. Avaliador de congressos em Administração e Contabilidade no Brasil, como: ENANPAD; Contabilidade e Controladoria FEA/USP; Congresso de Custos; SEMEAD; ENGEMA, etc. Professor e pesquisador desde 1973, em cursos de Graduação, Especialização e Mestrado Stricto Sensu. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Balanço Social, Governança corporativa, Contabilidade socioambiental, Contabilidade estratégica de recursos humanos, Sustentabilidade, Finanças corporativas. É autor pioneiro no Brasil em temas como Balanço Social, Contabilidade socioambientall e Contabilidade Estratégica de Recursos Humanos (Ativos Intangíveis Humanos). Foi líder do Grupo de Pesquisa do CNPq (Estratégia e Competitividade, com o Projeto Governança e Sustentabilidade). Publicou vários livros e capítulos de livros, bem com artigos em periódicos e em anais de congressos da Área de Administração e Contabilidade. Premiado em 2013 com o Troféu Cultura Econômica pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre -RS- com o livro: Contabilidade e gestão ambiental, editado pela Atlas, em reconhecimento a sua contribuição à literatura de negócios do RS.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Silva, A. A. N. de M., Claro, J. A. C. dos S., Costa, L. V., & Tinoco, J. E. P. (2015). Gestão Ambiental e Universidade: Estudo de Caso do Programa Metodista Sustentável. Desenvolvimento Em Questão, 13(32), 146–177. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.146-177

Edição

Seção

Artigos