Disparidades Inter-Regionais e Características dos Municípios do Estado de Minas Gerais

Autores

  • Caio César de Medeiros Costa Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas.
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Marcelo José Braga Universidade Federal de Viçosa
  • Luiz Antônio Abrantes Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.20.52-88

Palavras-chave:

Disparidades regionais, Desenvolvimento socioeconômico, Ação do Estado.

Resumo

Objetivando verificar a existência de estruturas socioeconômicas distintas significativamente entre si, este estudo se valeu de técnicas estatísticas que permitiram, tendo por base as condições socioeconômicas, de finanças públicas e atividade econômica, caracterizar os municípios do estado de Minas Gerais e investigar as disparidades inter-regionais no interior do estado. Sob a luz do referencial teórico que aborda os temas Disparidades Regionais e Intervenção do Estado e Novo Ordenamento do Estado e Promoção do Desenvolvimento Socioeconômico, destacaram-se as relações entre o papel do Estado no contexto do federalismo e o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, além de abordar as principais correntes teóricas que tratam da eclosão das disparidades e seus motivadores. Assim, os resultados confirmaram a ocorrência de disparidades significativas entre si e, conforme o exposto no referencial teórico, confirmaram também que o território mineiro é marcado por diferenças econômicas, sociais e de finanças públicas, demonstradas pela existência de dois grupos de municípios. Destaca-se, além disso, uma concentração espacial dos municípios, cujas condições socioeconômicas, de finanças públicas e de atividade econômica são melhores que nos demais. Dentre as principais considerações pode se destacar a existência de uma relação entre as variáveis analisadas, já que aqueles municípios que possuem uma maior atividade econômica possuem, também, melhores condições socioeconômicas e de finanças públicas, comprovando, assim, a importância do mercado na provisão de bens e de, em conjunto com o Estado, ser um catalisador do desenvolvimento socioeconômico, mas que, por outro lado, contribui para a eclosão das disparidades que, em tese, devem ser combatidas pelo Estado.

Biografia do Autor

Caio César de Medeiros Costa, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas.

Doutorando em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa e Bacharel em Gestão do Agronegócio pela mesma instituição. Atua como pesquisador do Centro de Estudos em Politica e Economia do Setor Público e no Grupo Administração Pública e Gestão Social

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Pós-Doutorado em Administração Pública por Rutgers University - The State University of New Jersey USA (2011). Possui graduação em Administração (2000) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa -UFV (2005). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa.

Marcelo José Braga, Universidade Federal de Viçosa

doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), , e o Pós-Doutorado na University Of California At Davis, UCD, Estados Unidos, em 2004. Atualmente, é Professor Associado da UFV e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da referida instituição.

Luiz Antônio Abrantes, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Graduação em Tecnólogo em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa (1979), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1998) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

Costa, C. C. de M., Ferreira, M. A. M., Braga, M. J., & Abrantes, L. A. (2012). Disparidades Inter-Regionais e Características dos Municípios do Estado de Minas Gerais. Desenvolvimento Em Questão, 10(20), 52–88. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.20.52-88

Edição

Seção

Artigos