Alguns Impactos da Expansão da Produção de Soja no Município de Sorriso-MT

Autores

  • Argemiro Luís Brum
  • Wylmor Constantino Tives Dalfovo
  • Feliciano Lhanos Azuaga

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2009.14.173-200

Resumo

O presente artigo tem por finalidade destacar a importância da cultura da soja Glyceni Max, analisar a questão do desenvolvimento econômico proporcionado por essa cultura no município de Sorriso (MT) e seu impacto no avanço do desmatamento do cerrado no período de 2000 a 2006. O artigo destaca também as rubricas de desenvolvimento do município e, em especial, as de saúde, educação, saneamento básico e habitação. Notou-se que a cultura da soja participou com percentuais entre 75% e 90% do total do setor primário municipal no período estudado. Igualmente apresenta um percentual total do ICMS sobre o total arrecadado de impostos em torno de 75%, enquanto que sobre o percentual de impostos totais destinados às rubricas de desenvolvimento municipal o mesmo correspondeu a 80,20% e a soja participou no período avaliado de 65% do total arrecadado do ICMS. Por outro lado, a participação da soja em relação ao valor total destinado às rubricas de desenvolvimento social foi de aproximadamente 47,46%. Os dados percentuais para o desmatamento do município são de 12% no período de estudo. Esse valor é um indicativo  de que, apesar do município possuir um indicador de desenvolvimento humano considerado elevado para os padrões dos municípios brasileiros, existe um impacto negativo ocasionado pela degradação dos recursos ambientais.

Biografia do Autor

Argemiro Luís Brum

Doutor em Economia Internacional, coordenador da Central Internacional de Análises Econômicas e de Mercado Agropecuário, professor do Departamento de Economia e Contabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Wylmor Constantino Tives Dalfovo

Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Mato Grosso, pesquisador do Grupo de Logística Agroindustrial Norte Matogrossense e coordenador do Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e socioeconômica da Amazônia.

Feliciano Lhanos Azuaga

Mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Mato Grosso, pesquisador do grupo de pesquisa em Gestão Ambiental e Socioeconômica da Amazônia.

Downloads

Publicado

2011-10-21

Como Citar

Brum, A. L., Dalfovo, W. C. T., & Azuaga, F. L. (2011). Alguns Impactos da Expansão da Produção de Soja no Município de Sorriso-MT. Desenvolvimento Em Questão, 7(14), 173–200. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2009.14.173-200

Edição

Seção

Artigos