Contribuição de Diferentes Tipos de Empresas Industriais para o Desenvolvimento Local: o caso do município de Ijuí/RS

Autores

  • David Basso Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui
  • José Valdemir Muenchen

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.7.95-125

Resumo

Este trabalho analisa a contribuição de empresas e setores industriais para a geração de valor agregado, renda industrial, volume de investimento e postos de trabalho a partir de um estudo de caso realizado no município de Ijuí, RS, como forma de subsidiar as reflexões sobre o processo de desenvolvimento local. Fazem parte da análise os setores de confecções, serralheria, moveleiro, gráfico e moageiro do município. A definição dos tipos de empresas e as informações para o cálculo econômico resultaram de entrevistas com empresários locais. Os resultados demonstram que, com base nos indicadores de valor agregado e renda industrial e sua relação com o montante de investimento e geração de emprego, o setor de confecções é o que provoca mais impacto para o desenvolvimento do município, seguido pelo setor moveleiro. Os tipos de empresas capitalistas das indústrias moageira e gráfica, mesmo apresentando elevada capacidade de geração de valor agregado, não são incluídos entre os que mais contribuem para o desenvolvimento local, tanto em função do montante de investimento que demandam quanto pelo pequeno impacto na geração de postos de trabalho.

Biografia do Autor

David Basso, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Desenvolvimento da Unijui.

José Valdemir Muenchen

Mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professor do Departamento de Economia e Contabilidade da Unijui.

Downloads

Publicado

2011-10-18

Como Citar

Basso, D., & Muenchen, J. V. (2011). Contribuição de Diferentes Tipos de Empresas Industriais para o Desenvolvimento Local: o caso do município de Ijuí/RS. Desenvolvimento Em Questão, 4(7), 95–125. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.7.95-125

Edição

Seção

Artigos