Gestão dos Resíduos Sólidos Durante a Pandemia de Covid-19: Uma Revisão da Situação Mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11816

Palavras-chave:

Resíduos sólidos urbanos, Resíduos hospitalares, Coronavírus, Pandemia, Gerenciamento de resíduos, Políticas públicas

Resumo

Dadas as mudanças estruturais e comportamentais evidenciadas em diversos setores decorrentes da pandemia do novo coronavírus, este estudo busca identificar os impactos da pandemia de Covid-19 na gestão dos resíduos sólidos, bem como alternativas relacionadas. Para isso foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados ScienceDirect, Scopus e Portal de Periódicos Capes com a utilização da metodologia Methodi Ordinatio. Ao total, 27 estudos compuseram o portfólio final e foram avaliados. Os resultados denotam os impactos da pandemia na gestão de resíduos associados à geração de EPIs, a resíduos de serviços de saúde e resíduos plásticos, à alteração nos padrões de consumo e geração de resíduos domiciliares e alimentares, à coleta seletiva, bem como a diferenças evidenciadas em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Por fim, as recomendações associadas aos pontos em destaque são apresentadas.

Biografia do Autor

Flavia Massuga, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2017), especialização em MBA em Administração, Docência em Administração e Docência na Educação a Distância pela UniBF (2020) e Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Técnica de ensino no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/IRATI). 

Simone Soares Mangoni, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Professora de Educação Profissional no Sistema FIEP. 

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Docência em Administração, Educação Ambiental e Educação à Distância (EAD), com MBA em Controladoria e Finanças. Formada em Administração e Secretariado Executivo. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas e Finanças. Professora de Educação Profissional no Sistema FIEP. 

Sérgio Luis Dias Doliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pelo Instituto de Estudos Sociais do Paraná (1996), mestrado em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em cursos de Graduação, Especialização e no Mestrado em Desenvolvimento Comunitário. Professor Associado D, atuando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado e Doutorado), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná, Brasil. Áreas de atuação: Sustentabilidade e Inovação, Desenvolvimento Comunitário, e, ultimamente. Vice-Coordenador da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Comunitário Sustentabilidade e Inovação e Gestão Ambiental

Edson Luis Kuzma, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Doutorando em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Doutorando bolsista pela Capes/Prosuc. Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2015 - 2016). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2016 - 2018). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2011 - 2014). Servidor Público Estatutário - Prefeitura Municipal de Irati-Paraná, Secretaria Municipal de Finanças, Departamento de Licitações, Comissão de Licitações (2013 - atual). 

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Massuga, F., Soares Mangoni, S., Doliveira, S. L. D., & Kuzma, E. L. (2022). Gestão dos Resíduos Sólidos Durante a Pandemia de Covid-19: Uma Revisão da Situação Mundial. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e11816. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11816

Edição

Seção

Artigos