A produção de Leite como Estratégia de Desenvolvimento para o Rio Grande do Sul

Autores

  • Benedito Silva Neto
  • David Basso Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2005.5.53-72

Resumo

Este trabalho analisa o papel que a produção de leite pode desempenhar em uma estratégia de desenvolvimento para o Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se que uma contribuição importante que a produção de leite pode proporcionar ao desenvolvimento deriva da sua capacidade de manutenção da população no meio rural, o que potencializa os seus efeitos sobre as economias locais. Tais efeitos se devem ao alto potencial de agregação de valor que a atividade leiteira pode proporcionar de forma direta, indireta e induzida. Para que possa desempenhar este papel, entretanto, é necessário reorientar as atuais políticas de fomento sustentadas pelos representantes da cadeia agroindustrial do leite que, por seu caráter concentrador e produtivista, podem levar à exclusão de mais de dois terços dos produtores no curto prazo. A principal conclusão do trabalho é que a promoção de sistemas de produção adaptados às condições da produção familiar seria um fator imprescindível para a construção de um modelo de desenvolvimento socialmente mais justo e territorialmente mais equilibrado.

Biografia do Autor

Benedito Silva Neto

Doutor em Desenvolvimento Agrícola pelo INA-PG/França. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Desenvolvimento da Unijui.

David Basso, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Desenvolvimento da Unijui.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Silva Neto, B., & Basso, D. (2011). A produção de Leite como Estratégia de Desenvolvimento para o Rio Grande do Sul. Desenvolvimento Em Questão, 3(5), 53–72. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2005.5.53-72

Edição

Seção

Artigos