Gestão Social, Participação e Território: o Caso do Distrito Califórnia no Município Barra do Piraí-RJ

SOCIAL MANAGEMENT, PARTICIPATION AND TERRITORY: THE CASE OF CALIFORNIA DISTRICT IN BARRA DO PIRAÍ-RJ

Autores

  • Thais Soares Kronemberger Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Ana Claudia Pedrosa de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Beatriz Jullie Batista de Sousa Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.10562

Palavras-chave:

Participação social. Território. Gestão social.

Resumo

O artigo tem como foco analisar a participação social durante o processo de anexação do Distrito Califórnia, em Barra do Piraí, ao município de Volta Redonda, ambos localizados na microrregião do Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Busca-se problematizar a dinâmica participativa sobre a nova conformação territorial acerca dos anseios dos moradores pela anexação. A revisão bibliográfica parte da discussão sobre participação entendida como um processo de conquista relacionado à mobilização e organização social na reivindicação de interesses coletivos específicos e de direitos. O território, desta forma, constituiria um espaço com identidade compreendido não somente como uma realidade geográfica ou física, mas uma realidade humana, social, cultural e histórica. Por sua vez, a gestão social é definida por uma relação dialógica, participativa, entre os atores sociais no território tendo por finalidade discutir sobre as problemáticas comuns e deliberar sobre as ações a serem estabelecidas em prol do bem comum. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo exploratória, adota o método do estudo de caso único tendo a coleta de dados sido realizada por pesquisas bibliográfica, documental e de campo. O tratamento dos dados seguiu a análise de conteúdo com a definição de categorias por grade mista. Os resultados apontam que a anexação legitimaria o anseio da população local em pertencer ao município com maior proximidade geográfica, mas, principalmente, com melhor provisão de serviços públicos.

Biografia do Autor

Thais Soares Kronemberger, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuáriacom área de concentração em políticas públicas comparadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora a Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Volta Redonda. 

Ana Claudia Pedrosa de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Sua área de pesquisa abrange Governo e Gestão Pública, com ênfase nos seguintes temas: Reforma do Estado, parcerias, desempenho da administração pública local, dinâmica política, transformações dos partidos e disseminação das Organizações Sociais no país.

Beatriz Jullie Batista de Sousa, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Downloads

Publicado

2021-11-24

Como Citar

Kronemberger, T. S., Oliveira, A. C. P. de, & Sousa, B. J. B. de. (2021). Gestão Social, Participação e Território: o Caso do Distrito Califórnia no Município Barra do Piraí-RJ: SOCIAL MANAGEMENT, PARTICIPATION AND TERRITORY: THE CASE OF CALIFORNIA DISTRICT IN BARRA DO PIRAÍ-RJ. Desenvolvimento Em Questão, 19(56), 282–300. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.10562

Edição

Seção

Artigos