APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.55-66Palavras-chave:
Educação. Educação em enfermagem. Aprendizagem baseada em problemas. Educação superior. Currículo.Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de pós-graduandas sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas no processo de ensino/aprendizagem de graduandos de Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre o caso de papel fundamentado na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, com uma turma do 4º semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, no mês de julho de 2013. O caso de papel é realizado em pequeno grupo com 12-15 estudantes e um professor/facilitador em dois encontros, no primeiro momento denominado de “abertura do caso” a situação problema é disparada e definida as questões de aprendizagem, as quais subsidiarão a busca de referencias para a construção de uma síntese do encontro seguinte, chamado de fechamento. Foram acompanhados quatro encontros, dentre aberturas e fechamentos. Observou-se uma construção conjunta do conhecimento, o aluno é considerado o protagonista e o professor atua como mediador deste processo de ensino/aprendizagem.Downloads
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