FATORES DE RISCO PARA TENTATIVA DE SUICÍDIO: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO BRASIL

  • Tamires Alexandre Félix UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU
  • Eliany Nazaré Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU
  • Marcos Venicios de Oliveira Lopes Universidade Federal do Ceará- UFC
  • José Reginaldo Feijão Parente Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria Socorro de Araújo Dias Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Roberta Magda Martins Moreira Universidade Estadual Vale do Acaraú
Palavras-chave: Risco, Tentativa de Suicídio, Epidemiologia.

Resumo

O suicídio cursa desde a motivação até o óbito, sendo a Tentativa de Suicídio (TS) o momento mais propício a intervenções em saúde. O artigo tem como objetivo evidenciar os fatores de risco para a TS revisando as produções publicadas no Brasil em 10 anos. Identificou-se prevalência de TS em mulheres, jovens, que vivem sozinhos, desempregados e com baixa escolaridade fortemente relacionada a um contexto psicossocial de adoecimento e ao uso de drogas psicoativas. Entre os fatores de risco estão a falta de apoio social e espiritual, restrição de lazer e eventos estressantes. Os resultados indicam que a prevenção do suicídio deve ser mais valorizada do que o diagnóstico e o tratamento.

Biografia do Autor

Tamires Alexandre Félix, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU
Enfermeira. Mestra em Saúde da Família pela UFC. Professora Substituta do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral-CE.
Eliany Nazaré Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU

Enfermeira. Doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral-CE.

Marcos Venicios de Oliveira Lopes, Universidade Federal do Ceará- UFC

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE.

José Reginaldo Feijão Parente, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Psicólogo. Doutor em Educação. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral-CE.

Maria Socorro de Araújo Dias, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFC. Pós Doutoramento em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela UECE. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Roberta Magda Martins Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú
Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
Publicado
2016-12-22
Como Citar
FélixT., OliveiraE., LopesM. V., ParenteJ. R., DiasM. S., & MoreiraR. M. (2016). FATORES DE RISCO PARA TENTATIVA DE SUICÍDIO: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO BRASIL. Revista Contexto & Saúde, 16(31), 173-185. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.31.173-185
Seção
Contexto & Saúde - Geral