EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR – O CONHECIMENTO A FAVOR DA QUALIDADE DE VIDA E DA CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.23.34-40Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade.Resumo
Este trabalho procura investigar a abordagem que vem sendo dada nos Cursos Superiores de uma Instituição de Ensino Superior, em relação a Educação Ambiental, bem como, as ações didático-pedagógicas que são promovidas, no intuito de levar ao discente a percepção da intersecção que possa ser empreendida entre o conhecimento específico laboral com o socioambiental, e fazer entender sua importância para melhor qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Para realização deste estudo foi feita uma análise curricular de cada Projeto Pedagógico de Curso, assim como, um debate com Coordenadores de Curso sobre atividades que são proporcionadas e que contemplem questões ambientais. A princípio foi constatado que a inserção Educação Ambiental na maioria dos currículos é tímida, cercada de dúvida e dificuldades, limitando-se a projetos isolados, ou através de sua alocação, na matriz curricular, como uma única disciplina, de baixa carga-horária, que pela sua ementa não dá conta de qualificar e visualizar na prática uma possível conexão da área ambiental com sua área de formação.
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