AUDITORIA EM SAÚDE: Utilização do Check List Para Monitoramento dos Registros e da Qualidade Assistencial

Autores

  • Carina Suzana Pereira Corrêa
  • Carla Denise Viana EFA
  • Luciane Zambarda Todendi de Bragas
  • Rubia Olinhg Spengler Trevisan
  • Valéria Della-Méa Felin

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.723-726

Resumo

A qualidade nos serviços de saúde deve permear as políticas e as metas organizacionais, voltadas para a padronização balizada nos pressupostos da segurança e da satisfação de seus usuários e dos profissionais que nela operam. Para monitorar os registros de enfermagem e a qualidade assistencial prestada em uma Unidade de Pronto Atendimento de um Hospital de Médio Porte do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, foi implantado em janeiro de 2011 o checklist, que se constitui em um instrumento de avaliação diária dos prontuários ambulatoriais, tendo como padrão, a verificação dos registros de enfermagem, da utilização de materiais e medicamentos, cumprimento devido da prescrição médica e de enfermagem, evolução de enfermagem e demais itens que compõem o processo de prestação do cuidado pela equipe de enfermagem.

Biografia do Autor

Carina Suzana Pereira Corrêa

Pós Graduada em Auditoria em Saúde pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FASCISA-SC). Enfermeira auditora de plano de
saúde.

Carla Denise Viana, EFA

Pós Graduada em Auditoria em Saúde pela Faculdade São Camilo de Porto Alegre - RS. Coordenadora do setor de auditora interna.
Docente do curso técnico de Enfermagem da Escola de Educação Básica Francisco de Assis (EFA-RS).

Luciane Zambarda Todendi de Bragas

Pós Graduada em Auditoria em Saúde pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FASCISA-SC). Enfermeira auditora interna.

Rubia Olinhg Spengler Trevisan

Enfermeira auditora interna, Graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ-RS).

Valéria Della-Méa Felin

Enfermeira auditora interna, Graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Corrêa, C. S. P., Viana, C. D., de Bragas, L. Z. T., Trevisan, R. O. S., & Felin, V. D.-M. (2013). AUDITORIA EM SAÚDE: Utilização do Check List Para Monitoramento dos Registros e da Qualidade Assistencial. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 723–726. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.723-726

Edição

Seção

Resumo expandido