EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA BRASILEIRA: UMA PESQUISA DOCUMENTAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
HEALTH EDUCATION IN BRAZILIAN PRIMARY CARE: A DESK RESEARCH IN THE COVID-19 PANDEMIC CONTEXT
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.12256Palavras-chave:
Educação em saúde, Atenção primária à saúde, Infecções por coronavirusResumo
Considerando a educação em saúde como um componente fundamental no processo de cuidado no cenário da pandemia, essa pesquisa objetivou identificar as ações educativas que foram propostas no âmbito da atenção primária à saúde. Para tanto, foi realizada a análise dos documentos produzidos pelas Secretarias de Saúde dos estados e do Distrito Federal. No geral, esses documentos apresentaram orientações sobre a condução das atividades educativas por meio remoto utilizando diversos mecanismos tecnológicos. Os conteúdos citados com maior frequência corresponderam aqueles voltados à prevenção e ao controle da COVID-19 na comunidade. Os materiais educativos foram relacionados como instrumentos estratégicos na difusão de informações e no combate às fake news. Esse estudo contribui para a compreensão da educação em saúde na atenção primária no complexo cenário da pandemia da COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.