INCENTIVO E PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL NA CONSULTA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.189-198

Palavras-chave:

Alimentação. Nutrição da criança. Assistência alimentar. Enfermagem no consultório. Dieta saudável.

Resumo

Objetivo: Analisar a prática assistencial do enfermeiro voltada ao incentivo e promoção da alimentação saudável na consulta de enfermagem à criança menor de dois anos. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, realizada em quatro Unidades de Saúde da Família (USF), do município de Cuiabá-MT. Utilizou-se da observação participante em nove consultas de enfermagem à criança entre seis e 24 meses, nas unidades selecionadas para o estudo. Resultados: Identificou-se a categoria temática Promoção de hábitos alimentares saudáveis na consulta de enfermagem à criança. Durante as consultas, os enfermeiros incentivaram e promoveram a alimentação complementar, investigando práticas alimentares e orientando as mães. Por outro lado, ações específicas como orientações acerca das peculiaridades da alimentação infantil e influência dos aspectos culturais não foram contempladas. Conclusão:Investimentos na capacitação do enfermeiro são fundamentais para um atendimento integral voltado à alimentação.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Munhoz Gaíva

Enfermeira. Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá- MT - Brasil. 

Caroline Aparecida Coutinho Monteschio

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá- MT – Brasil. 

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Modes, P. S. S. dos A., Gaíva, M. A. M., & Monteschio, C. A. C. (2020). INCENTIVO E PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL NA CONSULTA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA. Revista Contexto & Saúde, 20(40), 189–198. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.189-198

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática