ANÁLISE DE IMAGENS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

IMAGE ANALYSIS OF POPULAR SCIENCE TEXTS INSERTED IN BIOLOGY TEXTBOOKS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8217

Resumo

Os livros didáticos (LDs) de Ciências e de Biologia apresentam textos inseridos provenientes da DC (Divulgação Científica), cujas imagens podem destoar das originais, inclusive com significado diferente. Este trabalho analisou 31 imagens em 27 textos de DC relativos à biologia animal, presentes em sete LDs de Biologia para o Ensino Médio. De acordo com a classificação semiótica e conceitual, foi possível perceber que a maioria das imagens possui caráter naturalista, quando há proximidade com o real, e simbólico, conferindo atmosfera para os textos. Identificou-se maior interação ou contraste na relação entre as informações do texto e a imagem. A conotação fotográfica mais recorrente foi a pose, privilegiando atitudes estereotipadas dos animais. Percebeu-se alteração de significado em diversas imagens em relação aos textos originais. Estas diferenças podem estar relacionadas com intenções didáticas dos autores dos LDs, que promovem um distanciamento destas imagens com aquelas presentes no parte didática dos LDs.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Ribeiro de Souza, Colégio Pedro II

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Especialização em Ensino de Ciências com Ênfase em Biologia e Química pelo IFRJ, Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Atualmente é professor do Colégio Pedro II junto ao Departamento de Biologia e Ciências. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, Sistemática Filogenética e Divulgação Científica.

Marcelo Borges Rocha, CEFET/RJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE na Fundação Getúlio Vargas.Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia marinha e biologia molecular. Leciona disciplinas relacionadas à Bioquímica,Biologia Marinha, Pesquisa e Prática na área de Biologia, Ecologia e Microbiologia. Atualmente atuo como professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura e coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC). Faço parte do banco de docentes avaliadores do e-MEC para credenciamento e recredenciamento de cursos superiores no Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Souza, P. H. R. de, & Rocha, M. B. (2021). ANÁLISE DE IMAGENS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: IMAGE ANALYSIS OF POPULAR SCIENCE TEXTS INSERTED IN BIOLOGY TEXTBOOKS. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(115), 309–327. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8217