REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS: UMA ANALISE DOCUMENTAL SOBRE LIXO, COLETA SELETIVA E RECICLAGEM (2007-2016)

Autores

  • Danielle Cristina Duque Estrada Borim Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.231-253

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar textos de divulgação científica publicados na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) relacionados a temática lixo, coleta seletiva e reciclagem, no período de 2007 a 2016. Foram encontrados 116 textos em que as palavras-chave aparecem entre os 110 fascículos analisados da revista. Formaram-se então categorias, tendo como alguns dos resultados: apesar de estar mais ligada a área ambiental, as palavras-chave selecionadas para esta pesquisa transitam em diversas áreas tornando-se assim um tema de cunho interdisciplinar; a revista estimula o hábito da leitura de seus leitores, trazendo uma grande variedade de sugestões de livros, além de filmes, peças de teatro e nos últimos anos, sites; 63 menções de atividades lúdicas e experimentos, utilizando-se de materiais recicláveis, as quais podiam ser desenvolvidas em áreas diversificadas: Artes, Ecologia/Meio Ambiente, Física, Química, Nutrição, Zoologia, Música, o que demonstra mais uma vez o caráter interdisciplinar da revista

Biografia do Autor

Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Ciência Tecnologia e Educação (PPCTE) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Possui mestrado no PPCTE/CEFET-RJ (2015), licenciatura (2009) e bacharelado (2012) em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi bolsista do Projeto de Extensão "Ciência em toda parte" realizado pelo Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (2008 a 2010). Atuou na área de divulgação científica focada em espaços não-formais de ensino (2010 - 2011) dentro do projeto "Sangue: Ciência e Cidadania" desenvolvido no Museu Espaço Ciência Viva. Atualmente, também é professora da rede municipal de Itaguaí (RJ). Tem experiência na área de Biologia Geral, Divulgação Cientifica, Ensino de Ciências, CTS e Educação Ambiental.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE na Fundação Getúlio Vargas.Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia marinha e biologia molecular. Leciona disciplinas relacionadas à Bioquímica,Biologia Marinha, Pesquisa e Prática na área de Biologia, Ecologia e Microbiologia. Atualmente atuo como professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura e coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC).

Downloads

Publicado

2018-09-19

Como Citar

Borim, D. C. D. E., & Rocha, M. B. (2018). REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS: UMA ANALISE DOCUMENTAL SOBRE LIXO, COLETA SELETIVA E RECICLAGEM (2007-2016). Revista Contexto & Educação, 33(106), 231–253. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.231-253