CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Rubia Patrícia Noronha da Silva
  • Simone Lara UNIPAMPA
  • Jaqueline Copetti UNIPAMPA
  • Karoline Goulart Lanes
  • Max Castelhano Soares

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.146-164

Resumo

O estudo objetivou analisar as concepções de professores sobre os processos de educação em saúde no contexto escolar, bem como as principais dificuldades encontradas por eles para trabalhar o tema saúde no cotidiano escolar. Trata-se de um estudo transversal, no qual foram incluídos professores do Ensino Médio de duas escolas públicas através de sorteio. Foi aplicado um questionário, contendo questões abertas e fechadas, referentes às características profissionais dos professores, bem como aspectos sobre a abordagem do tema saúde na escola. Como resultados, podemos destacar que, apesar da maioria dos professores concordar que é de responsabilidade de todos abordar o tema Saúde na escola, os mesmos reiteram que precisam de formação continuada e de material didático de qualidade, a fim de dar-lhes suporte para realizar esse trabalho. Foi verificado que a concepção sobre saúde por parte dos professores é limitada, uma vez que percebem que o tema deve ser abordado em sala de aula, com a finalidade de prevenir doenças. Por fim, a busca por uma melhor formação docente com os temas em saúde deve ser priorizada, a fim de que os processos de ensino e aprendizagem com essa temática transversal sejam efetivos no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Rubia Patrícia Noronha da Silva

Especialista em educação em ciências (UNIPAMPA), professora de educação física.

Simone Lara, UNIPAMPA

doutora em educação em ciências, mestre em fisiologia humana, docente do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA/RS.

Jaqueline Copetti, UNIPAMPA

Doutora em educação em ciências, docente do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, RS.

Karoline Goulart Lanes

Doutora em educação em ciências.

Max Castelhano Soares

Mestre em educação em ciências.

 

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Silva, R. P. N. da, Lara, S., Copetti, J., Lanes, K. G., & Soares, M. C. (2017). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(103), 146–164. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.146-164