ENSINO DE MICROBIOLOGIA E A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Terimar Ruoso Moresco Universidade Federal de Santa Maria
  • João Batista Teixeira da Rocha Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (UFSM) Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica - PPGBTox Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGECQVS Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE 97105-900 Santa Maria RS Brasil
  • Nilda Berenice de Vargas Barbosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.165-190

Resumo

RESUMO

Com este estudo objetivamos explorar a eficiência do uso da experimentação, como proposta para o aprendizado de conceitos sobre microrganismos. Oficina com atividades experimentais, Micromundo, foi realizada com 70 alunos do ensino fundamental. A oficina teve seis atividades experimentais sobre conceituação, nutrição, ubiquidade, antimicrobianos, importância e observação dos microrganismos. A eficiência desta estratégia foi avaliada por meio das respostas dos alunos a questionários realizados antes e depois da oficina. As diferenças entre as respostas antes e depois da oficina foram avaliadas. As explicações dos estudantes que foram analisadas e categorizadas conforme o grau de entendimento. Com esta análise observamos que as aulas experimentais foram eficientes para o aprendizado de conceitos sobre os microrganismos, melhorando em 66,67% o desempenho dos estudantes. Portanto, atividades experimentais são estratégias indispensáveis para melhorar aprendizado de microbiologia. Em consequência legitimamos a necessidade de organização de espaços adequados e aperfeiçoamento dos professores para real implementação desse tipo de prática nas escolas.

Palavras-chaves: Educação em Microbiologia. Experimentação. Estratégia Didática. Ensino Fundamental

Biografia do Autor

Terimar Ruoso Moresco, Universidade Federal de Santa Maria

Coordenadora do Laboratório de Microbiologia Professora do Depto de Ciências da Saúde

Universidade Federal de Santa Maria

Nilda Berenice de Vargas Barbosa, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica - PPGBTox

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Moresco, T. R., da Rocha, J. B. T., & Barbosa, N. B. de V. (2017). ENSINO DE MICROBIOLOGIA E A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto & Educação, 32(103), 165–190. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.165-190