REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR DE 2014 A 2020: TENDÊNCIAS NO CAMPO

A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW OF STUDIES ON UNPLUGGED COMPUTING IN ELEMENTARY/HIGH SCHOOL AND HIGHER EDUCATION FROM 2014 TO 2020: TRENDS IN THE FIELD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.10-30

Palavras-chave:

Computação Desplugada, Revisão Sistemática, Educação básica e superior

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de publicações científicas sobre Computação Desplugada (CD) na Educação Básica e no Ensino Superior, publicadas de 2014 a 2020 em alguns dos principais meios acadêmicos brasileiros relacionados à Computação e Educação: SBIE, WIE, WCBIE, RBIE, RENOTE, WEI, WIT e ANPED. Para tanto, seguiram-se as etapas definidas no protocolo de pesquisa e a consulta às bases de dados eletrônicos. Dos estudos pesquisados, foram selecionados para análise sessenta e sete que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. Os principais resultados indicam que há um aumento nas pesquisas quanto ao uso da CD na Educação Básica, especialmente no Ensino Fundamental e em escolas públicas. A maior parte dos estudos se baseia nas atividades do livro Computer Science Unplugged e em atividades desplugadas autorais. Os conceitos mais trabalhados nos estudos são Algoritmo, Lógica de Programação e Números Binários. A maioria dos estudos analisados são desenvolvidos sem associação explícita a alguma disciplina da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Biografia do Autor

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Computação
Professor Associado II da UFMT - Instituto de Computação e Programa de Pós-Graduação em Educação
Diretor de Eventos e Comissões Especiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

Consultor do Programa Meninas Digitais (PMD) - SBC
Membro dos laboratórios de pesquisa LAVI e LÊTECE http://lattes.cnpq.br/5234437367053668

Vinicius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

http://lattes.cnpq.br/5304593788129950 

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Sassi, S. B., Maciel, C., & Pereira, V. C. (2021). REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR DE 2014 A 2020: TENDÊNCIAS NO CAMPO: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW OF STUDIES ON UNPLUGGED COMPUTING IN ELEMENTARY/HIGH SCHOOL AND HIGHER EDUCATION FROM 2014 TO 2020: TRENDS IN THE FIELD. Revista Contexto & Educação, 36(114), 10–30. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.10-30

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Computação e Pensamento Computacional