AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E ASPECTOS DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CONCEPTIONS AND ASPECTS ON EVALUATION OF THE LEARNING OF THE UNDERGRADUATES STUDENTS IN BIOLOGY COURSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.9666

Resumo

A avaliação da aprendizagem é um dos temas que está presente nas discussões atuais sobre ensino longe de estar esgotado, pois ainda há muito para explorar sobre a temática. Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender quais as concepções sobre avaliação da aprendizagem dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, PR. Na pesquisa foi proposto um questionário para dez licenciandos de cada uma das cinco fases do curso, com o intuito de identificar e analisar quais concepções sobre avaliação da aprendizagem são apresentadas pelos mesmos, posto que estes serão professores e deverão estar preparados para abordar a temática. Com os dados transcritos e analisados por meio da Análise Textual Discursiva, foram identificadas três categorias: I) O que é avaliação? Por que somos avaliados? II) Aspectos positivos e negativos em relação à avaliação e III) Sentimentos envolvidos nos processos avaliativos. Os resultados da pesquisa indicam que existem diferentes concepções da avaliação da aprendizagem dentro do curso, e que os licenciandos não possuem uma concepção fechada sobre o que é avaliação, pois, para muitos, essas questões ainda estão em construção.

Biografia do Autor

Sandra Maria Wirzbicki, UFFS

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente é Professora da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) ? Campus Realeza. Integrante do grupo de pesquisa ?Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais (GPECieN), consolidado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFFS - Campus Cerro Largo.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Furtado, C., & Wirzbicki, S. M. (2022). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E ASPECTOS DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONCEPTIONS AND ASPECTS ON EVALUATION OF THE LEARNING OF THE UNDERGRADUATES STUDENTS IN BIOLOGY COURSE. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 403–420. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.9666