MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.187-201Palavras-chave:
Aprendizagem significativa; Ensino superior; Estudantes universitários; Mapas conceituais.Resumo
Os mapas conceituais têm vindo a ser aceitos como instrumentos efetivos para demonstrar os conteúdos aprendidos. Neste estudo, os mapas conceituais foram utilizados para auxiliar os estudantes universitários na interpretação de um artigo científico sendo criados com o apoio do software Cmap Tools ou Cmap Cloud. Além disso, foram avaliadas as percepções dos estudantes acerca da abordagem implementada. Os mapas conceituais foram em geral bem aceitos pelos estudantes como uma ferramenta útil para promover a sua aprendizagem e auxiliar na identificação das dificuldades. A maioria dos estudantes cumpriu com sucesso os quesitos avaliados nos mapas conceituais, apesar de indicarem alguma dificuldade na utilização do software. Perante as potencialidades dos mapas conceituais aliados às tecnologias digitais, deve-se incentivar a implementação de práticas que promovam a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades inerentes ao contexto acadêmico.
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