ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ASPECTOS QUE CARACTERIZAM O INTERESSE INTELECTUAL DE UM COLETIVO DE PESQUISADORES

Autores

  • Rones de Deus Paranhos Universidade Federal de Goiás - Instituto de Ciências Biológicas
  • Maria Helena da Silva Carneiro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.269-286

Palavras-chave:

Educação em Ciências. Estado da Arte. Ludwik Fleck. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O objeto da análise do artigo é a produção científica brasileira sobre ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É um Estado da Arte que caracteriza essa produção quanto à sua distribuição (espaço e tempo) e discute os aspectos que despertaram o interesse intelectual de um coletivo de pesquisadores para produzir conhecimento sobre o ensino de biologia na EJA.  O corpus da análise foi constituído por artigos (28), dissertações (54) e teses (02). A seleção dos artigos considerou o campo de investigação, qualis do periódico, período de tempo e o estabelecimento de descritores de busca. A seleção das dissertações e teses envolveu a identificação de programas de pós-graduação da área de avaliação educação e de ensino, período e descritores. A análise valeu-se das categorias da epistemologia fleckiana. Os resultados indicam uma assimetria quanto à distribuição da pesquisa nas regiões brasileiras. A atividade dos professores da educação básica é o aspecto mais determinante envolvido na produção científica, pois a prática de ensinar biologia na modalidade EJA está imbuída de elementos de resistência e constituem as conexões passivas mediada pelas conexões ativas do Coletivo de Pesquisadores Educação em Ciências (CPEC).  

Biografia do Autor

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás - Instituto de Ciências Biológicas

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (2004). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás(2009). Atualmente é Professor Assistente II da Universidade Federal de Goiás (Instituto de Ciências Biológicas / Departamento de Biologia Geral), Coordenador da Área de Educação do Departamento de Biologia Geral - ICB/UFG, do Laboratório de Estágio Supervisionado e Ensino de Ciências (LESEC) e do Grupo de Pesquisa "Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências e biologia". Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências / Biologia, Formação de Professores de Ciências/Biologia, Educação de Jovens e Adultos

Maria Helena da Silva Carneiro, Universidade de Brasília

Doutora em Didática das disciplinas: Biologia (Paris VII); Mestre em Ecologia Humana - Université Paris Descartes (1978); Mestre em Didática das Disciplinas - Biologia pela Universidade Paris VII (1981). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de conceitos científicos, ensino de ciências, ensino de biologia, imagens e ensino de ciências, livro didático e aprendizagem e divulgação do conhecimento científico.

 

 

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Paranhos, R. de D., & Carneiro, M. H. da S. (2019). ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ASPECTOS QUE CARACTERIZAM O INTERESSE INTELECTUAL DE UM COLETIVO DE PESQUISADORES. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(108), 269–286. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.269-286