A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

THE TEACHING TRAINING IN CHEMISTRY AND THE PEDAGOGICAL PRACTICES OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8256

Resumo

Esse trabalho insere-se no campo de pesquisa da formação docente e tem por objetivo compreender como professores de Química avaliam a contribuição da sua formação acadêmica no desenvolvimento de práticas docentes em sala de aula. A investigação buscou compreender qual a influência da formação específica e pedagógica sobre o trabalho docente de professores de Química. Procurou-se investigar se e de que forma o conhecimento pedagógico estudado durante a formação inicial está presente nas estratégias metodológicas adotadas pelos professores no exercício de sua função. A pesquisa foi desenvolvida e os dados analisados empregando um enfoque qualitativo. Como procedimentos de pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a observação de aulas ministradas por quatro docentes. A partir dos dados foi possível identificar as concepções sobre ensino e aprendizagem dos professores e compreender como sua formação acadêmica contribui para a sua prática pedagógica. Os resultados da pesquisa mostram que a experiência adquirida em serviço é um fator altamente influenciador da prática pedagógica, enquanto a sua vivência como aluno de graduação fica em segundo plano

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Azambuja, C. D., Goi, M. E. . J., & Hartmann, Ângela M. (2021). A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: THE TEACHING TRAINING IN CHEMISTRY AND THE PEDAGOGICAL PRACTICES OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION. Revista Contexto & Educação, 36(115), 225–244. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8256