ANÁLISE DO PERFIL DIDÁTICO-METODOLÓGICO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.252-268

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com acadêmicos concluintes do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal do Paraná (IFPR), através da avaliação de sequências didáticas (SD) elaboradas na disciplina de Prática como Componente Curricular V - Metodologia do Ensino da Química II. As sequências didáticas foram construídas de acordo com as orientações propostas por Zabala (1998), nas quais os acadêmicos apresentaram abordagens CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) relacionadas ao conteúdo de Química Orgânica para o desenvolvimento na Educação Básica. Ao avaliar as sequências didáticas, buscou-se verificar as possibilidades e desafios encontrados pelos licenciandos para propor a abordagem CTSA em suas propostas bem como identificar o perfil dos futuros professores de química. Os resultados apontaram que os acadêmicos, futuros professores de Química, mostram um perfil transitório durante a sua formação, de professores tradicionais para professores mais abrangentes. Neste cenário, acredita-se que as práticas como componente curricular inseridas nos cursos de licenciatura com o intuito do futuro professor de Química transpor o conhecimento teórico a prática docente, a partir de abordagens diferenciadas de ensino, como a CTSA, podem contribuir com uma formação docente mais abrangente e sólida, com vistas para um ensino mais contextualizado e qualificado.

Palavras – chave: Ensino de Química; Formação de Professores; Sequências Didáticas para o Ensino de Química; CTSA.

Biografia do Autor

Ana Maria de Souza, IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Campus Palmas (2018); Atuou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2015-2017), onde desenvolveu atividades voltadas ao Ensino de Química e a Formação de Professores; Atualmente atua como Auxiliar de Laboratórios Didáticos de Ensino no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI-SC na cidade de Chapecó.

Sandra Inês Adams Angnes Gomes, IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Graduada em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química, pelas Faculdades Integradas Católicas de Palmas (1999); Especialização em Ciências - Química, pelas Faculdades Integradas Católicas de Palmas (2001); Mestrado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Possui nove (09) anos de experiência docente na Educação Básica e (quinze) 17 anos no Ensino Superior. Professora do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas desde 2011, onde desenvolve atividades de extensão voltadas para o Ensino de Química. Coordenadora dos projetos: Laboratório Dinâmico Interdisciplinar para o Ensino de Ciências (LADIEC). Colaboradora do projeto de extensão Fábrica escola de Detergentes desde 2011. Coordenadora do Subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) do Curso de Licenciatura em Química (2015). Coordenadora dos Estágios do curso de Licenciatura em Química e coordenadora Institucional do Pibid-IFPR desde 2015.

 

Marilei Casturina Mendes Sandri, IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), mestrado em Química Aplicada pela mesma universidade (2008) e doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Química Verde, Formação de Professores e experimentação.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

de Souza, A. M., Adams Angnes Gomes, S. I., & Mendes Sandri, M. C. (2019). ANÁLISE DO PERFIL DIDÁTICO-METODOLÓGICO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. Revista Contexto & Educação, 34(108), 252–268. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.252-268