INDICADORES PARA IDENTIFICAÇÃO DE ATITUDES TRANSDISCIPLINARES

  • Celso Pessanha Machado Cesuca Faculdade Inedi
  • João Bernardes da Rocha Filho
  • Regis Alexandre Lahm

Resumo

A transdisciplinaridade é estudada principalmente por filósofos e pesquisadores da área da educação e do ensino de ciências, e há pelo menos uma críticade caráter pragmático que desponta nesses estudos: há poucasindicações depráticas compatíveis com essa atitude. Com o objetivo de compreender as causas dessa lacuna e responder aodesafiode propor soluçõesfoi inicialmente planejada uma investigação. Esse trabalho, porém, mostrou-se especialmente difícil na medida em que não se conheciam indicadores capazes de balizar a identificação das próprias atitudes transdisciplinares. Foi realizada, então, uma investigação preliminar, relatada neste artigo, que buscou identificar indicadores da transdisciplinaridade presentes na literatura sobre o tema. A partir dessa investigação foi elaborada uma lista contendo indicadores objetivos de transdisciplinaridade, em número de onze, depreendidos de produções acadêmicas relevantes, seguindo o critério do número de citações que tais obras receberam. O conhecimento desses indicadores pode instrumentalizar pesquisas voltadas à identificação da transdisciplinaridade ou planejamento de atividadesde caráter transdisciplinar, representando uma base para análise do comportamento pedagógico de professores, permitindo a classificação de suas atitudes, conforme sejam mais ou menos alinhadas às premissas da transdisciplinaridade.

 

Publicado
2018-09-19
Como Citar
Machado, C., da Rocha Filho, J., & Lahm, R. (2018). INDICADORES PARA IDENTIFICAÇÃO DE ATITUDES TRANSDISCIPLINARES. Revista Contexto & Educação, 33(106), 6-20. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.6-20
Seção
Dossiê: Pensamento Complexo e Transdisciplinar: desafios educacionais