CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE

  • Maria Clarisse Vieira universidade de Brasília
  • Cristino Cesário Rocha Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar, compreender e analisar concepções de professores/as de diferentes disciplinas e áreas do conhecimento sobre a interdisciplinaridade e suas práticas, intenções e condições de ensinar interdisciplinarmente. Com base em Tonet (2013) e Freire realiza uma reflexão teórico-conceitual que lança luzes sobre práticas pedagógicas de professores/as que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Tem como metodologia a abordagem qualitativa ancorada em André & Ludke (2015). A interdisciplinaridade é vista pelos professores/as em duplo sentido: prático e teórico e sua articulação pode ser feita com a contribuição de diversas instituições e movimentos sociais. 

Biografia do Autor

Maria Clarisse Vieira, universidade de Brasília

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. É Pedagoga com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). 

   
Cristino Cesário Rocha, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal

Cristino Cesário Rocha é professor de Filosofia e Sociologia da rede pública do Distrito Federal. É mestre em educação no PPGE/UnB/FE e especialista em Administração da Educação; Culturas negras no Atlântico: História da África e Afro-brasileiros; Educação, Democracia e Gestão Escolar e em Educação na Diversidade e Cidadania com ênfase na Educação de Jovens e Adultos.

Publicado
2018-09-19
Como Citar
VieiraM., & RochaC. (2018). CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Contexto & Educação, 33(106), 41-55. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.41-55
Seção
Dossiê: Pensamento Complexo e Transdisciplinar: desafios educacionais