O ENSINO DE GEOGRAFIA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E O LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Carina Copatti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Helena Copetti Callai UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.222-247

Resumo

O objetivo é refletir sobre o ensino de Geografia em escola do campo e a relação que se estabelece com o livro didático. Tem como questão central: que papel assume o livro didático de Geografia no contexto da escola do campo? Que fragilidades e potencialidades apresenta ao processo de ensino e aprendizagem de Geografia? No decorrer do artigo, elaborado a partir de revisão bibliográfica, procura-se, inicialmente, conceituar e problematizar o processo de constituição das escolas do campo; posteriormente, na interlocução com autores que tratam da Geografia escolar e do livro didático, propor algumas reflexões sobre o uso e as limitações presentes no livro didático ao abordar temas da Geografia no contexto da escola do campo. Defende-se que o professor precisa desenvolver sua autonomia na condução do processo educativo de modo a suprir as lacunas que encontra no cotidiano do ensino escolar ao utilizar o livro didático em sala de aula. Para tanto, além do conhecimento específico da ciência geográfica, precisa ser preparado para trabalhar no contexto do campo a fim de que aprender Geografia seja algo significativo aos estudantes, contribuindo para que conheçam o mundo, possam explicar o espaço produzido pelo homem e formar-se para a atuação cidadã.

Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professora Graduada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2010). Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí, 2016). Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2014); Especialista em Metodologias do Ensino de Geografia (Uniasselvi, 2012). Professora da rede municipal de ensino de Charrua/RS. (E-mail: c.copatti@hotmail.com).

Helena Copetti Callai, UNIJUI

Graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado pela UAM - Universidade Autonoma de Madrid. Pesquisadora do CNPq. Atualmente é pofessora titular no DHE - Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na UNIJUI e orienta no mestrado e doutorado em Geografia na UFRGS. É professora visitante na Universidad Academia de Humanismo Cristiano- Chile. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educacão, ensino, aprendizagem e ensino de geografia, e em curriculo e formação de professores, para o ensino superior e escola basica. Coordena pela UNIJUI desde 2005 o Convenio Internacional UNIJUI-UAM-Universidad Autonoma de Madrid, e desde 2009 o convenio internacional da UNIJUI com a UAHC-Universidad Academia de Humanismo Cristiano de Santiago do Chile.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Copatti, C., & Callai, H. C. (2018). O ENSINO DE GEOGRAFIA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E O LIVRO DIDÁTICO. Revista Contexto & Educação, 33(105), 222–247. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.222-247