O ENSINO DE CIÊNCIAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – REFLEXÕES SOBRE UMA AULA PRÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE INSETOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.142-153

Resumo

A presente discussão objetiva aprofundar nossas reflexões sobre o conceito de aprendizagem significativa e levantar as possibilidades de mudança de nossa prática junto aos alunos da escola pública. Nossas inquietações sobre o ensino de ciências têm origem nas discussões e estudos teóricos sobre a aprendizagem significativa efetivados no PPGEC da UNIGRANRIO. Trazemos para nossa reflexão o resultado do estudo realizado, com o apoio do livro didático e de exemplares vivos de grilos, junto a 139 alunos de quatro turmas do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no espaço de uma antiga fazenda no Município de Nilópolis - RJ. Os resultados possibilitaram ampliar e questionar nossa compreensão sobre aprendizagem significativa, avançarmos e questionarmos juntos aos professores da escola a utilização do livro didático como única estratégia de ensino, possibilitou, internamente, no espaço da escola, a reflexão sobre o que seja ensinar e aprender e de que forma os professores podem utilizar, como estratégias, os recursos existentes na escola. O entendimento de que o significado da aprendizagem está no sujeito e não nas estratégias, abre novas possibilidades e pensar e repensar os argumentos que circulam no interior da escola.

Biografia do Autor

Luiz Antiogenes, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Bacharel e Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas, Especialista em Ensino de Ciências e Biologia (UFRJ), Especialista em Biologia Parasitária (FTESM), Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática na Educação Básica.

Andrea Velloso da Silveira Praça, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciências Biológicas e Doutora em Ciências - área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Antiogenes, L., & Praça, A. V. da S. (2019). O ENSINO DE CIÊNCIAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – REFLEXÕES SOBRE UMA AULA PRÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE INSETOS. Revista Contexto & Educação, 34(107), 142–153. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.142-153