AS ILUSÕES (E AS TAREFAS) DE (DA) DEMOCRACIA E DE (DA) CIDADANIA – POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

  • Iael de Souza UFPI - Universidade Federal do Piauí
  • Evaldo Piolli

Resumo

Demonstrar os limites da democracia e cidadania burguesas e, por outro lado, como podem servir de meio (jamais sendo um fim) para a radicalização das lutas sociais em prol da emancipação econômica, proporcionando as condições para a maturação da emancipação humana e como, ao longo desse processo de transformação social radical, a educação escolar pode fazer sua contribuição. Essas são questões cruciais que, cada vez mais, devem ser refletidas, debatidas e propagadas a fim de que possamos, efetivamente, fortalecer a perspectiva do trabalho contra a do capital.

Biografia do Autor

Iael de Souza, UFPI - Universidade Federal do Piauí
Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí, Departamento de Educação. Mestre em Ciências Sociais pela UNESP-Marília e Doutoranda em Educação pela UNICAMP.
Evaldo Piolli

Doutor em Educação pela Unicamp – São Paulo. Professor efetivo do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (Depase) da Faculdade de Educação da Unicamp – SP. Pesquisador do Laboratório de Gestão Educacional (Lage) e líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS).

Publicado
2018-09-19
Como Citar
SouzaI., & PiolliE. (2018). AS ILUSÕES (E AS TAREFAS) DE (DA) DEMOCRACIA E DE (DA) CIDADANIA – POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Contexto & Educação, 33(106), 302-317. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.302-317