CONTEXTUALIZAÇÃO NOS CURRÍCULOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.226-240

Resumo

Este artigo apresenta como tema a contextualização nos processos de ensino da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O estudo constitui-se em identificar compreensões de contextualização descritas nas publicações do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências nos últimos dez anos e em documentos oficiais que norteiam o currículo da educação básica no Brasil. Por meio do processo de análise, foram identificadas três categorias: a) contextualização como ensino significativo; b) contextualização como inter-relação do conhecimento científico e do conhecimento cotidiano e c) contextualização como superação do modelo de ensino transmissivo. As categorias não são excludentes no processo de ensino e retratam novas compreensões de ensinar e de aprender indiciando a contextualização como modo de qualificar o ensino de ciências.

Biografia do Autor

Fabiane Andrade Leite, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado na Universidade Federal da Fronteira Sul — Campus Cerro Largo/RS. Doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ/RS e mestre em Ensino Científico e Tecnológico pela URI/RS. Vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática – GEPECIEM da UFFS/RS e realiza estudos e pesquisas na área da educação, principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, metodologias de ensino, currículo escolar, aprendizagem em Química, história da ciência e epistemologia.

Judite Scherer Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora e Coordenadora do Curso de Química Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo/RS. Doutora e Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ/RS. Licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática – GEPECIEM da UFFS/RS e realiza estudos e pesquisas na área da educação, principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, linguagem química, apropriação e significação conceitual numa perspectiva histórico cultural, ensino e aprendizagem em Química.

Franciele Siqueira Radetzke, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licencianda do Curso de Química da Universidade Federal da Fronteira Sul, Bolsista do Programa de Educação Tutorial- PETCiências.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Leite, F. A., Wenzel, J. S., & Radetzke, F. S. (2020). CONTEXTUALIZAÇÃO NOS CURRÍCULOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS. Revista Contexto & Educação, 35(110), 226–240. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.226-240