ENSINO EM DIREITOS HUMANOS: CONSIDERAÇÕES NO CONTEXTO DA PRÁTICA

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
  • Suzana Paula de Oliveira Pereira UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.158-177

Resumo

O presente artigo discute o ensino de direitos humanos no ensino médio no contexto da prática, relacionando os instrumentos legais com as ressignificações dos docentes. A abordagem, de natureza qualitativa, utiliza a análise documental, realizando um percurso histórico dos principais instrumentos legais, bem como analisando suas principais acepções, e a entrevista com docentes da escola pública, intentando verificar a ressignificação do ensino de direitos humanos na escola. Tomamos como referência a teoria do discurso de Laclau (2006) e o ciclo contínuo de politicas de Ball (2011), na parte referente as ressignificações diante de múltiplos contextos, utilizando Lopes (2011), nas ideias de descentramento, Ramos (2011), nas discussões sobre igualdade e diferença, Santos (2013), Na análise sobre a centralidade do tema de direitos humanos, e Monteiro e Tavares (2012), acerca da relação dos direitos humanos e a escola. Os resultados obtidos apontam que os discursos oficiais sofrem ressignificações ligadas aos interesses e disputas políticas inerentes ao contexto da prática. 

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), especialização em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha), e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes.. É professor adjunto 4 do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É coordenador do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Coordena, ainda, pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP. Participa também do projeto de extensão "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular" (LEFREIRE) na UERN e coordena o Projeto de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE), na Faculdade de Educação/UERN. Foi tutor do PET Pedagogia UERN, entre dezembro de 2010 e Janeiro de 2013.

Suzana Paula de Oliveira Pereira, UFERSA

Advogada

Professora UERN

Assessora Administrativa - UFERSA

Downloads

Publicado

2018-09-19

Como Citar

Santos, J. M. C. T., & Pereira, S. P. de O. (2018). ENSINO EM DIREITOS HUMANOS: CONSIDERAÇÕES NO CONTEXTO DA PRÁTICA. Revista Contexto & Educação, 33(106), 158–177. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.158-177