COLETÂNEA LABGG (LABORATÓRIO NO GEOGEBRA) PARA ESCOLAS E UNIVERSIDADES: MÓDULO NEF.M803 – O TRIÂNGULO E OS PONTOS NOTÁVEIS BARICENTRO E CIRCUNCENTRO

Autores

  • Eimard Gomes Antunes do Nascimento Universidade de Aveiro - Portugal Ministério da Educação - CAPES - Brasil http://orcid.org/0000-0003-2531-6186
  • Cristiane de Sousa Universidade de Aveiro - Portugal
  • Júlio Wilson Ribeiro Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.
  • Nicolino Trompieri Filho Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.175-197

Resumo

Os recursos tecnológicos nas escolas têm emergido nas últimas décadas, como um meio favorecedor do ensino e a aprendizagem. A Coletânea LABGG (Laboratório no GeoGebra) surge como um desses recursos ao ensino da Matemática e disciplinas afins, com o objetivo de servir como ferramenta pedagógica e tecnológica de apoio para os professores utilizarem em sala de aula, sob uma abordagem construtivista no processo de ensino e avaliação. Tal Coletânea está organizada numa forma estrutural de módulos de Ensino-Aprendizagem (EA) descritos em formatos de artigos para a autoaprendizagem e posteriormente transformados em cursos para formações continuadas. Atualmente está com o apoio metodológico da sequência de ensino chamada de EDT (Ensino Dinâmico com Tecnologia, cuja aplicação se encontra em fase de desenvolvimento) que tem como base teórica o TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), para o inter-relacionamento com as tecnologias. O módulo em estudo trata-se da 3ª aplicação em Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental II, no tocante ao assunto sobre “as relações e propriedades geométricas - o triângulo”, explorados através do LABGG, por comandos ou/e graficamente, obtendo como resultado, outra forma de ensino em um ambiente de caráter laboratorial, pelo qual possibilita a prática pretendida de uma forma dinâmica e atrativa.

Biografia do Autor

Eimard Gomes Antunes do Nascimento, Universidade de Aveiro - Portugal Ministério da Educação - CAPES - Brasil

Doutorado em andamento na Universidade de Aveiro – Portugal, no departamento de Educação e Tecnologia Educativa, com apoio financeiro da CAPES – Brasil.

Mestrado em Educação – Eixo de Avaliação Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - Brasil.

Especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Brasil.

Especialista Microsoft Office Specialist - MOUS em Excel pela Microsoft - EUA.

Graduado em Matemática Universidade Federal do Ceará (UFC) - Brasil.

Analista de Sistema e Programador pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Ceará, Brasil.

Técnico em Contabilidade pelo Colégio Técnico Padre Champagnat - Fortaleza.CE, Brasil.

Técnico em Contabilidade Informatizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) - CE.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Professor de Pós-Graduação:

  • Faculdades Cearenses (FAC),
  • Faculdade Lourenço Filho (FLF),
  • Faculdade da Aldeia De Carapicuiba (FALC),
  • Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE),
  • Universidade Vale do Acaraú (UVA) e
  • Universidade Regional do Cariri (URCA).

Professor de Graduação:

  • Faculdades Cearenses (FAC),
  • Faculdade Tecnológica do Nordeste (FATENE),
  • Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS),
  • Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE),
  • Faculdade Lourenço Filho (FLF),  
  • Universidade Vale do Acaraú (UVA),
  • Universidade Regional do Cariri (URCA) e
  • Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Projeto contra a seca.

Tutor nos cursos de Graduação em modelo b-learning:

  • Universidade Federal do Ceará (UFC) e
  • Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Professor de Informática:

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CE) nas unidades de Centro de Formação Profissional: Antônio Urbano de Almeida (AUA), Waldyr Diogo de Siqueira (WDS) e Centro de Educação e Tecnologia Alexandre Figueira Rodrigues (CETAFR),
  • Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETRED/UFC),
  • Faculdade Tecnológica do Nordeste (FATENE),
  • Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC) aplicado nas Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante – Cursos Técnicos – CENTEC / SEDUC-CE.
  • SOS Computadores – Filial Centro Fortaleza.CE - Brasil,
  • Cursos DATA CONTROL – Filial Fortaleza,CE - Brasil,
  • Marpe Consultoria - Fortaleza,CE - Brasil,
  • Evolução Informática - Fortaleza,CE - Brasil,
  • Bit Treinamento – Filial Fortaleza,CE - Brasil,
  • Futura Informática - Fortaleza,CE - Brasil,
  • Colégio Academos – Aplicado do jardim ao 2º Ano do Ensino Médio.
  • Colégio Sant’ana Sobral. CE – Atuando também como Coordenador.
  • Escola Técnica de Contabilidade Carlos de Carvalho (CCC),
  • Cambridge Informática – Filial Fortaleza,CE - Brasil e outros.

Chefe do Centro de Processamento de Dados (CPD): Construtora e Imobiliária Melo Ltda.

Analista de sistema: Request Informática Ltda – Fortaleza, Lojas Esplanadas, McDonald’s – Filial Beira Mar - Fortaleza.CE.

Programador: Construtora Mangabeiras, Distribuidora de confecções London, Grupo Casa Magalhães: soluções completas em automação, DMS do Brasil – Fábrica de tintas, Conselho de Medicina Veterinária do Estado do Ceará.CE e outras.

Professor de Matemática, Física e outros:

  • Matemática – Concursos e Pré-vestibular (Max Vestibular – Fortaleza. CE).
  • Matemática – Pré-vestibular (Cursinho da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza. CE).
  • Matemática – 3º Ano do Ensino médio (Colégio Guri Sênior – Fortaleza. CE).
  • Matemática – Colégio Agapito dos Santos – 8ª, 1º, 2º, 3º (Ensino Médio) e extensivo.
  • Matemática – Colégio de 1º Grau São Sebastião – 6ª,7ª e 8ª do Ensino Fundamental.
  • Matemática Financeira – Curso de Contabilidade do Colégio Estadual Justiniano de Serpa.
  • Matemática e Física – Escolas Públicas do Estado do Ceará, Brasil: E.E.F.M. Walter de Sá Cavalcante, Porfírio Teles, Deputado Paulino Rocha e Rodolfo Teófilo. Contratos temporariamente pela SEDUC-CE, para lecionar no ensino médio.
  • Outras Escolas e instituições.

Cristiane de Sousa, Universidade de Aveiro - Portugal

Mestrado em Ciências da Educação pela a Universidade de Aveiro - Portugal.

Especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária pela a Universidade de Aveiro - Portugal.

Graduação em Pedagogia pela a Universidade Estadual Vale do Acaraú – Fortaleza-CE, Brasil.

Atualmente é Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Paraipaba-CE, Brasil.

Júlio Wilson Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.

  • Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. 
  • Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil. 
  • Mestrado em Engenharia Mecânica pela a Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
  • Graduação em Engenharia Mecânica pelo o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
  • Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Nicolino Trompieri Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.

  • Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. 
  • Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.
  • Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.
  • Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Nascimento, E. G. A. do, Sousa, C. de, Ribeiro, J. W., & Trompieri Filho, N. (2018). COLETÂNEA LABGG (LABORATÓRIO NO GEOGEBRA) PARA ESCOLAS E UNIVERSIDADES: MÓDULO NEF.M803 – O TRIÂNGULO E OS PONTOS NOTÁVEIS BARICENTRO E CIRCUNCENTRO. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(105), 175–197. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.175-197