EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO E DA FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Marinina Gruska Benevides UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE
  • Rosendo Freitas de Amorim UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
  • Ernny Coelho Rego Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.291-322

Resumo

Este trabalho analisa como os Projetos Políticos Pedagógicos-PPCs dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação– IFCE têm contemplado a Educação em Direitos Humanos – EDH na formação dos alunos, futuros professores. A metodologia empregada contemplou a pesquisa bibliográfica e documental, com adoção de termos-chaves e a construção de grades de análises abordando três eixos observados nos PPCs: Perfil do Egresso, Matriz Curricular e Bases Legais; intencionando compreender como a educação em direitos humanos é contemplada na formação discente. Foi possível observar que a EDH no ensino superior ainda é contemplada de forma elementar e desarticulada do debate sobre os Direitos Humanos, o que sugere desafios para a concretização do direito à EDH. Observa-se que é primordial o fortalecimento de estratégias que incluam a educação em direitos humanos no cotidiano das instituições, e nas práticas educativas para a formação docente nos cursos de educação superior.

Biografia do Autor

Marinina Gruska Benevides, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE

Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos (IGC/Universidade de Coimbra-Portugal), Doutora em Sociologia (UFC), Mestra em Sociologia (UFC), Especialista em Recursos Humanos (USP), Bacharel em Psicologia (UNIFOR), Bacharel em Direito (UNIFOR). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará, atuando no Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas e no Curso de Ciências Sociais. Tem experiências e pesquisas nas áreas de Políticas Públicas, Direitos Humanos e Ambiental, Psicologia das Organizações e do Trabalho, Sociologia do Trabalho e das Empesas, Psicologia Social, Sociologia da Família.

Rosendo Freitas de Amorim, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1995). Especialista em Lógica Dialética pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Licenciado em Filosofia e História pela Universidade Estadual do Ceará (1983). Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e assessor técnico da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Professor efetivo do mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem experiência na área de Direito, com ênfase no ensino e pesquisa jurídica, direitos humanos e política. No campo da saúde tem experiência com a socioantropologia relacionada à saúde, ao corpo, ao gênero à etnia.

Ernny Coelho Rego, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará. É especialista em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2010). É Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Desenvolveu atividade como Bolsista do Projeto de Extensão Escola que Protege desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade Estadual do Ceará. Centra interesses de estudo, desenvolvendo pesquisas na área do Serviço Social na Educação, Política Pública de Assistência Social, Educação em Direitos Humanos, Política Pública de Assistência Estudantil, Políticas Públicas Sociais, Direitos da Criança e do Adolescente, Política de Educação, sobre currículo e formação universitária.

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Benevides, M. G., de Amorim, R. F., & Rego, E. C. (2018). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO E DA FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ. Revista Contexto & Educação, 33(104), 291–322. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.291-322