TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) COMO FERRAMENTAS COGNITIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Fabiana Diniz Kurtz UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI)
  • Denilson Rodrigues da Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Câmpus Santo Ângelo

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.%25p

Resumo

As chamadas “reformas” educacionais em vários países do ocidente têm enfatizado políticas de mercado, fazendo com que estudantes atendam a um “perfil” intimamente ligado ao mercado de trabalho, seguindo uma lógica tecnicista e capitalista. Em um movimento cíclico, essas questões têm sido pauta da própria formação de professores, e, no que diz respeito ao papel das TIC nesse processo formativo, em função do olhar tecnicista e instrumental vigente, diversos equívocos vêm sendo verificados no processo pedagógico. Assim, o objetivo deste estudo é estabelecer um arcabouço teórico e conceitual profundo acerca da integração entre TIC e formação docente, tendo o pensamento computacional como eixo articulador dos processos educacionais mediados pelas TIC, concebendo-as não por seu mero uso e sim como ferramentas cognitivas. Para tanto, realizamos uma análise teórica em artigos, dissertações e teses a partir do portal de periódicos da Capes e no software de compartilhamento de artigos Mendeley. Resultados preliminares apontam a necessidade de inserir, na formação docente, questões relacionadas não apenas “sobre” o uso das TIC, sob uma perspectiva instrumental, mas sim “com” esses instrumentos, tendo a concepção de ferramenta cognitiva como embasamento, algo já verificado em vários outros países.

Biografia do Autor

Fabiana Diniz Kurtz, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI)

Doutora em Educação nas Ciências; Departamento de Humanidades e Educação; Curso de Letras - Português e Inglês 

Denilson Rodrigues da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Câmpus Santo Ângelo

 

Departamento de Engenharias e Ciência da Computação

Curso de Ciência da Computação

Curso de Sistemas de Informação

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Kurtz, F. D., & da Silva, D. R. (2018). TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) COMO FERRAMENTAS COGNITIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Contexto & Educação, 33(104), 5–33. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.%p