MESTRADO (ACADÊMICO) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: A PROPOSTA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.305-340

Resumo

O artigo aborda o processo de concepção e construção de uma proposta, recentemente aprovada pela CAPES, de Mestrado Acadêmico (MA), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Assim, a partir da constatação de um movimento de constituição da pesquisa acadêmica na área, demarcamos um perfil de formação, com influência na vertente francesa da Didática das Ciências e Matemática. Buscando o entendimento de uma constituição histórica de uma área de estudos que desenvolveu atenção explicita para os fenômenos de ensino e aprendizagem. O trabalho apresenta, após a indicação dos elementos que distinguem as orientações oficiais de formação num mestrado acadêmico (MA) e o mestrado profissional (MP), o perfil de MA, ensejado pelo PGECM. Nesse viés, alguns quadros resumidos atinentes à organização curricular, os títulos das dissertações defendidas e as produções correspondentes dos trabalhos publicados no período 2015/2016/2017 proporcionam um entendimento da evolução, contribuição e o comprometimento institucional, tendo como escopo o aprimoramento das práticas educacionais no Estado do Ceará. 

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, IFCE

Doutor em Educação  - Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Professor do Instituto Federal do Ceará - IFCE, Brasil.

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Alves, F. R. V. (2018). MESTRADO (ACADÊMICO) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: A PROPOSTA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE). Revista Contexto &Amp; Educação, 33(105), 305–340. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.305-340