FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.170-204

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese de uma pesquisa de doutoramento que teve como objetivo verificar se ambientes mediados por computador contribuem na formação inicial de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa, em sua fase inicial, foi estruturada em duas etapas, a primeira investigou os acadêmicos durante a formação inicial em uma disciplina de concepções tecnológicas e pedagógica, e a segunda foi realizada durante o desenvolvimento das atividades de Estágio Obrigatório em escolas do Ensino Médio. Neste artigo, abordaremos somente a realização da investigação na primeira etapa. O quadro teórico dessa investigação buscou aporte de pesquisadores da formação inicial de professores, atividades investigativas, tecnologias educacionais e aprendizagem significativa. Como processo investigativo, utilizou-se um método qualitativo em uma abordagem de pesquisa-ação, com os empregos de variados instrumentos metodológicos. Os resultados apontam que a utilização de tecnologias, na formação inicial dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática, promove impactos significativos em sala de aula e criam um ambiente que proporciona aos alunos novas formas de pensar e agir.

Biografia do Autor

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR. Assessor didático-Tecnológico da Coordenação de Tecnologia na Educação Campus Curitiba. Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias para a aprendizagem e desempenho profissional. Professor Permanente do Mestrado Profissional e Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal ? Câmpus Londrina (PPGMAT). Docente do Departamento de Matemática do Câmpus Curitiba. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Especialista em Informática na Educação, Psicologia Educacional, Supervisão Escolar e Ensino de Matemática. Atua principalmente nas áreas: Ensino e suas tecnologias; formação de professores; educação matemática; educação a distância, ambientes de aprendizagem, inovação e educação.

Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

Motta, M. S. (2017). FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(102), 170–204. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.170-204