CONHECENDO O IMAGE WATCHING E A ABORDAGEM TRIANGULAR: REFLEXÕES SOBRE AS IMAGENS DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá
  • Vinícius Stein Universidade Estadual de Maringá
  • Daniele Luzia Flach Alvares Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.305-416

Resumo

As imagens disponibilizadas às crianças, especialmente nos espaços educativos, contribuem para o desenvolvimento da sua capacidade de percepção estética. Considerando que a Arte deve ser componente curricular obrigatório do Ensino Fundamental e atentos à formação de professores/as, realizamos esse estudo cujo objetivo é apresentar propostas específicas para o ensino de Arte, bem como destacar a importância de conhecê-las para a realização de intervenções nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica recorrendo a textos acadêmico-científicos que versam sobre esse tema. No primeiro tópico, apresentamos duas propostas ou metodologias para o uso pedagógico de imagens, destacando suas contribuições para repensarmos as ações com ensino de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As propostas apresentadas são o sistema Image Watching, de Robert Ott e a Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa. No segundo tópico, estabelecemos aproximações e distanciamentos entre elas, destacando suas contribuições para a formação e ação docente no que diz respeito ao ensino de Arte. Este texto foi composto durante experiências de formação inicial junto a um curso de Pedagogia e é endereçado especialmente a outros acadêmicos e profissionais desta área seja em formação inicial e continuada.

Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Estudos Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Visualidades.

Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Especialista em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados em Pós Graduação (2012). Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (2014). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2016). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil - GEEI. É professor da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisa sobre ensino de Arte na educação escolar e Educação Estética.

Daniele Luzia Flach Alvares, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - Campus de Cianorte)

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Baliscei, J. P., Stein, V., & Alvares, D. L. F. (2018). CONHECENDO O IMAGE WATCHING E A ABORDAGEM TRIANGULAR: REFLEXÕES SOBRE AS IMAGENS DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(104), 305–416. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.305-416