MOTIVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS

Autores

  • Êmila Silveira de Oliveira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.212-232

Resumo

O processo de educação é necessário na formação dos indivíduos, através dele, objetiva-se contribuir com a formação de indivíduos autônomos, críticos, criativos e ativos na sociedade em que vivem. Ao contrário do que pensamos, os conhecidos problemas educacionais do nosso país, não estão restritos apenas à educação básica e podem ser facilmente visualizados também no ensino superior. Portanto, a partir da necessidade de se conhecer, debater e colocar em prática estratégias de ensino que contribuam com a melhora da qualidade de ensino e da aprendizagem no ensino superior no Brasil, esse trabalho teve por objetivo, discutir a respeito da utilização da motivação como estratégia fundamental para a efetivação da aprendizagem de acadêmicos. Bem como, compreender as principais teorias motivacionais e a sua relação com a aprendizagem, conhecer o papel do professor no ensino superior e, através da compreensão da importância da atuação desse profissional, estabelecer estratégias de ensino e de motivação que auxiliem no aprendizado de graduandos.

Biografia do Autor

Êmila Silveira de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas, Especialização em Docência do Ensino Superior, atualmente é Mestranda em Ciências Biológicas.

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

de Oliveira, Êmila S. (2017). MOTIVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(101), 212–232. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.212-232