TEORIA E PRÁTICA NO “EDUCAR PELA PESQUISA”: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.156-192Resumo
Este estudo busca compreender como o princípio do Educar pela Pesquisa (EPP) tem sido levado à prática nas pesquisas de mestrado na área de Educação em Ciências do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS (PPGEDUCEM). Como parte de uma pesquisa de mestrado, os dados são oriundos de nove dissertações defendidas no PPGEDUCEM nas quais foram realizadas, pelo próprio autor da dissertação, atividades didáticas utilizando o Educar pela Pesquisa como princípio educativo. A Análise Textual Discursiva foi utilizada como metodologia para a análise dos textos selecionados. As análises apontaram diferentes graus de apropriação das dimensões prática e teórica pelos sujeitos. As perspectivas epistemológica e didática também foram analisadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.