MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM

Autores

  • Rosilaine Aparecida Pinto Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.126-155

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar se os métodos de ensino utilizados por uma Instituição de Ensino Superior colaboram para o alcance dos objetivos da aprendizagem propostos pela Taxonomia de Bloom.  A metodologia utilizada foi descritiva, qualitativa, um estudo de caso com dez alunos do oitavo período do curso de Administração, de uma Instituição de Ensino Superior Privada. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e tratados a luz da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que os métodos de ensino empregados pela IES privada garantiram, de maneira geral, o aprendizado dos alunos, considerando os objetivos educacionais propostos pela Taxonomia de Bloom. Todavia, apontam também, uma deficiência na utilização de técnicas de ensino que demonstrem ao aluno a aplicabilidade do conhecimento adquirido e, portanto uma defasagem nesse objetivo educacional.

Biografia do Autor

Rosilaine Aparecida Pinto, Faculdade Novos Horizontes

Bacharelado em Administração. Mestranda em Administração na Faculdade Novos Horizontes, Bolsista financiada pela CAPES.Membro do grupo de pesquisa Nurteg - Nucleo de Relações de Trabalho e Tecnologia de Gestão na Faculdade Novos Horizontes.

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Publicado

2016-02-24

Como Citar

Pinto, R. A. (2016). MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM. Revista Contexto & Educação, 30(96), 126–155. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.126-155