A HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA - CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Mariele Josiane Fuchs
  • Cátia Maria Nehring
  • Marta Cristina C. Pozzobon

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.45-71

Resumo

Esta produção é fruto da vivência com um grupo de licenciandos em Matemática de uma Universidade do interior do Rio Grande do Sul, no ano de 2012. Trata-se de atividades realizadas durante o estágio de docência de uma das autoras, envolvendo a orientadora e a professora da disciplina "Tópicos em Educação Matemática". Na disciplina os alunos foram instigados a produções textuais, a partir de estudos acerca das tendências pedagógicas em Educação Matemática, relacionando-as com o momento histórico em que foram produzidas. Bem como, a análise de livros didáticos utilizados nas décadas de cada tendência e narrativas de antepassados no que tange ao ensino de Matemática. Por meio da análise dessas produções textuais, objetivou-se identificar as potencialidades da exploração da História do ensino da Matemática que passa na "memória" do aluno e/ou na de seus antepassados e nos livros didáticos, para a constituição do futuro professor de Matemática. Dessa forma concluímos que os futuros educadores foram possibilitados a perceber as relações entre os momentos históricos e o processo de ensino da Matemática desenvolvido, compreender o livro didático como um determinante na prática docente, além de perceber o enfoque diferenciado que se faz necessário no trabalho com a Matemática no contexto atual.

Biografia do Autor

Mariele Josiane Fuchs

Graduada em Licenciatura em Matemática pela UNIJUÍ; Especialista em Matemática pela FURG; Mestra em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ; atua como docente na área de Matemática/Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Câmpus Santa Rosa; integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática.

Cátia Maria Nehring

Graduada em Ciências: Licenciatura Plena Habilitação Matemática e Licenciatura Plena Habilitação Química pela UNIJUÍ; Mestre e Doutora em Educação pela UFSC; Professora do departamento de Ciências Exatas e Engenharia - DCEEng e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ; líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática.

Marta Cristina C. Pozzobon

Graduada em Pedagogia e Matemática-Licenciatura pela UNUJUÍ; Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ; Doutora em Educação pela UNISINOS; professora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia - DCEEng; integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Fuchs, M. J., Nehring, C. M., & Pozzobon, M. C. C. (2015). A HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA - CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Contexto & Educação, 29(93), 45–71. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.45-71