Metodologias Ativas no Ensino de Enfermagem: Impactos no Desempenho dos Estudantes

Autores

  • Lidia Dalgallo Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa – Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1328-9483
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0002-0432-5182

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12819

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Ensino-Aprendizagem, Enfermagem, Metodologias Ativas

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas disciplinas da Graduação em enfermagem e o seu impacto no desempenho dos estudantes e no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado. O estudo foi realizado a partir da revisão integrativa da literatura, utilizando-se a técnica Pico para embasamento na definição da composição do tema e da questão norteadora. A amostra obtida em 36 artigos demonstra a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem em disciplinas variadas na Graduação em Enfermagem. Os estudos analisados mostram que a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem contribui para o desenvolvimento de competências técnicas, cognitivas e comportamentais. Considera-se, no entanto, necessário expandir a aplicação de metodologias ativas em diversos momentos da formação, visando a contribuir para a aquisição e o desenvolvimento de habilidades e competências intrínsecas aos processos assistenciais necessárias à atuação prática.

Biografia do Autor

Lidia Dalgallo, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa – Paraná, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa – Paraná, Brasil.

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa – Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Dalgallo, L., & Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, R. (2022). Metodologias Ativas no Ensino de Enfermagem: Impactos no Desempenho dos Estudantes. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(118), e12819. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12819

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde