Metodologias Ativas no Ensino de Enfermagem: Impactos no Desempenho dos Estudantes
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12819Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Ensino-Aprendizagem, Enfermagem, Metodologias AtivasResumo
O objetivo deste estudo é analisar a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas disciplinas da Graduação em enfermagem e o seu impacto no desempenho dos estudantes e no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado. O estudo foi realizado a partir da revisão integrativa da literatura, utilizando-se a técnica Pico para embasamento na definição da composição do tema e da questão norteadora. A amostra obtida em 36 artigos demonstra a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem em disciplinas variadas na Graduação em Enfermagem. Os estudos analisados mostram que a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem contribui para o desenvolvimento de competências técnicas, cognitivas e comportamentais. Considera-se, no entanto, necessário expandir a aplicação de metodologias ativas em diversos momentos da formação, visando a contribuir para a aquisição e o desenvolvimento de habilidades e competências intrínsecas aos processos assistenciais necessárias à atuação prática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.