PRÁTICA EDUCATIVA: REFLEXÃO DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA FREIRIANA NO CONTEXTO DA PANDEMIA
EDUCATIONAL PRACTICE: TEACHER’S REFLECTION FROM THE FREIREAN PERSPECTIVE IN THE CONTEXT OF THE PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12670Palavras-chave:
Educação. Diálogo. Educação Problematizadora. Prática educativa.Resumo
Este artigo apresenta como objetivo realizar uma revisão teórica sobre a prática educativa na perspectiva de Paulo Freire no contexto da pandemia. Reflete, ainda, sobre a concepção de educação e o papel do educador na perspectiva libertadora. Para tanto, busca responder a seguinte questão-problema: quais são os elementos que devem nortear a prática educativa proposta por Paulo Freire? Como resultado, os estudos realizados mostram a necessidade de rever e refletir sobre a prática dos professores, especialmente em se tratando do contexto de crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) atualmente vivenciada. Portanto, diante desses desafios, faz-se necessário estar presente na prática dos professores a efetividade do diálogo e da escuta ativa em torno das aprendizagens dos educandos, bem como uma reflexão contínua sobre o fazer pedagógico e sobre a práxis que se materializa na articulação da teoria e prática por meio de um processo dialógico de reflexão e ação transformadora da prática educativa.
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