PRÁTICA EDUCATIVA: REFLEXÃO DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA FREIRIANA NO CONTEXTO DA PANDEMIA

EDUCATIONAL PRACTICE: TEACHER’S REFLECTION FROM THE FREIREAN PERSPECTIVE IN THE CONTEXT OF THE PANDEMIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12670

Palavras-chave:

Educação. Diálogo. Educação Problematizadora. Prática educativa.

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo realizar uma revisão teórica sobre a prática educativa na perspectiva de Paulo Freire no contexto da pandemia. Reflete, ainda, sobre a concepção de educação e o papel do educador na perspectiva libertadora. Para tanto, busca responder a seguinte questão-problema: quais são os elementos que devem nortear a prática educativa proposta por Paulo Freire? Como resultado, os estudos realizados mostram a necessidade de rever e refletir sobre a prática dos professores, especialmente em se tratando do contexto de crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) atualmente vivenciada. Portanto, diante desses desafios, faz-se necessário estar presente na prática dos professores a efetividade do diálogo e da escuta ativa em torno das aprendizagens dos educandos, bem como uma reflexão contínua sobre o fazer pedagógico e sobre a práxis que se materializa na articulação da teoria e prática por meio de um processo dialógico de reflexão e ação transformadora da prática educativa.

Biografia do Autor

Ana Lúcia de Claro, Faculdade IESM

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí.-UESPI- .Especialista em Coordenação/ Supervisão pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.Especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuiti do Paraná-UTP, linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas elementos articuladores. Desenvolveu pesquisa sobre educação do campo, movimentos sociais do campo, políticas e práticas pedagógicas nas escolas localizadas no campo. Integrou o Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP), foi pesquisadora-bolsista no Projeto Observatório da Educação, núcleo em rede UFSC, UTP e UFPel., no período de jundo de 2014 a dezembro de 2014. Foi professora orientadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC, realizado pela faculdade -IESM, no período de março de 2016 a fevereiro de 2017.Atualmente é professora da Rede Municipal de Timon-MA. Professora do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Múltiplo.-IESM-Timon- MA .Doutorado em andamento pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC. Professora da faculdade -IESM e Professora do Instituto Superior de Educação do Sul do Piaui-ISESPI

Lisandra Babireski Barcia da Silva, Colégio Dom Orione

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2000) e em Pedagogia pela UNINTER (2018). Prestou serviço militar no Exército Brasileiro (Hospital Geral de Curitiba e Colégio Militar de Curitiba) no período de fevereiro de 2001 à fevereiro de 2008, tendo encerrado a carreira de militar temporária no posto de 1º Tenente Psicóloga. Atualmente exerce a carreira de Psicóloga Clínica na Clínica Intersaúde e Psicóloga Escolar, Pedagoga e Psicopedagoga no COLÉGIO DOM ORIONE de Quatro Barras. É sócia-proprietária da CLÍNICA INTERSAÚDE ODONTOLOGIA E PSICOLOGIA LTDA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Organizacional e Escolar, além de ampla experiência na Psicopedagogia e a Pedagogia. Sendo a Educação o maior campo de atuação. Ampla experiência no trabalho de responsabilidade social, atuando no Exército (Colégio Militar de Curitiba) e no Colégio Dom Orione em ações que envolvem vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. Possui Pós graduação (Lato sensu) em áreas diversas: Psicopedagogia, Gestão em Psicologia Organizacional, Gestão Estratégica em Recursos Humanos, Docência do Ensino Superior, Tutoria em EAD, Educação Especial: Altas Habilidades, Organização Pedagógica da escola: Orientação Educacional, Gestão Escolar (em curso) e Liderança e Coaching (em curso). Organizada, pró-ativa, sensata e características de liderança. Cursando Mestrado em Educação na PUC PR e desenvolvendo a pesquisa: O stress na carreira docente e a formação continuada como apoio ao educador.

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (1976). Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela PUCPR (1995). Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Pós Doc na Universidade do Porto (2015). Professora Titular do Programa Strcto Sensu em Educação, do Curso de Pedagogia e licenciaturas da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente e das pesquisas: Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada de Professores e Aprendizagem e Conhecimento na Identidade Profissional do Pedagogo, estabelecendo parcerias com diferentes instituições de ensino no Brasil e no exterior. Conselheira e Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), onde exerceu diferentes atividades. Coordenadora do Curso de Psicopedagogia da PUCPR desde 1990. Responsável pela tradução e validação para o Brasil do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA), Coautora do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem para crianças, do Questionário Portilho/Banas de Estilo de Ensino e do CHAEA Junior de Estilos de Aprendizagem para adolescentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, estilos e estratégias de aprendizagem e ensino, metacognição, avaliação, formação profissional de professores e psicopedagogos, construção de instrumentos pedagógicos e psicopedagógicos. Autora de livros e artigos científicos na área da Educação. Palestrante em universidades, escolas (rede pública e privada) e eventos científicos.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Claro, A. L. de, Silva, L. B. B. da ., & Portilho, E. M. L. . (2022). PRÁTICA EDUCATIVA: REFLEXÃO DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA FREIRIANA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: EDUCATIONAL PRACTICE: TEACHER’S REFLECTION FROM THE FREIREAN PERSPECTIVE IN THE CONTEXT OF THE PANDEMIC. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 76–89. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12670

Edição

Seção

Dossie Práticas educativas e formação docente: metodologias e saberes