POR QUE ENSINO DO JEITO QUE ENSINO? REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA PARA PENSAR A DOCÊNCIA EM QUÍMICA

WHY DO I TEACH THE WAY I DO? A TEACHER REFLECTIONS TO THINK ABOUT CHEMISTRY TEACHING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12428

Palavras-chave:

(Auto)formação, Memorial de formação, Aprendizagem da docência em Química

Resumo

Pensar em Por que ensino do jeito que ensino? possibilitou uma reflexão profunda sobre as escolhas que faço (primeira autora) como professora de Química. Nesta pesquisa narrativa autobiográfica, o objetivo é compreender se o movimento reflexivo, a partir das experiências vividas, pode se constituir em processo de autoformação e contribuir para pensar a formação e a docência em Química. A análise e discussão dos dados estão orientadas, analiticamente, nas seguintes categorias: (i) experiências na escola – aluna e professora; ii) solidão docente – porta fechada; iii) formação continuada – porta aberta; iv) o coletivo – outros sujeitos. Tais categorias deram forma aos eixos de discussão: a) Primeiras histórias de formação e docência: da carteira escolar à porta fechada; b) Porta aberta: a contínua formação; c) Formação e profissionalização docente: contribuições do sujeito coletivo. A análise dos dados permitiu compreender que o vivido, quando orientado por um processo reflexivo, pode contribuir para a formação docente, pois se configura um importante mecanismo de tomada de consciência. Os resultados revelam três princípios formativos, a saber: (1) a escola é lugar de aprendizagem docente; (2) o exercício de pesquisa e reflexão é indissociável da formação e da prática docente; (3) parcerias potencializam a construção coletiva de novas práticas.

Biografia do Autor

France Fraiha-Martins, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA (1995) e especialização em Informática na Educação pelo CESUPA (2001). Concluiu o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática: área de concentração-Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI/UFPA. Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese. Desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação a Distância e para o uso de Tecnologias Digitais em situações de ensino. É docente da Universidade Federal do Pará - UFPA, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI. Atualmente é Coordenadora do Programa da Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC/IEMCI/UFPA). É membro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAÇÃO, vinculado ao IEMCI/UFPA. É docente do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, atuando na linha de pesquisa Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemáticas. Atua também no Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Melo Mesquita, J., & Fraiha-Martins, F. (2022). POR QUE ENSINO DO JEITO QUE ENSINO? REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA PARA PENSAR A DOCÊNCIA EM QUÍMICA: WHY DO I TEACH THE WAY I DO? A TEACHER REFLECTIONS TO THINK ABOUT CHEMISTRY TEACHING. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 145–163. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12428

Edição

Seção

Dossie Práticas educativas e formação docente: metodologias e saberes