SOBRE A GÊNESE DO CONCEITO DE MESTRADO E DOUTORADO NO BRASIL

ABOUT THE GENESIS OF THE CONCEPT FOR MASTER’S DEGREE AND DOCTORATE IN BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11757

Palavras-chave:

Educação, Pós-graduação, Legislação

Resumo

Neste texto, derivado de pesquisa bibliográfica e documental, inserido no campo da História da Educação, apresenta-se a evolução do conceito de pós-graduação no Brasil, entre as décadas de 1940 e 1960, culminando na conceituação proposta pelo Conselho Federal de Educação em 1965. Demonstra-se que os primeiros documentos destinados a conceituar as categorias e funções dos estudos pós-graduados no Brasil cumpriram sua função de maneira pouco consistente. Por sua vez, considera-se que o Parecer 977/1965 trouxe características gerais válidas para descrição dos conceitos de pós-graduação em sentido lato e estrito, de forma coerente com as demandas apresentadas pela organização universitária departamental, um dos frutos da Reforma de 1968.

Biografia do Autor

João Pedro Aparecido Vicente, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação (2016-2019). Mestre em Educação (2013-2014). Especialista em Gestão Pública (2009). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (2002-2005). Chefe da Unidade de Comunicação do Hospital de Clínicas da UFTM (desde 2013). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2017-atual.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Vicente, J. P. A. (2022). SOBRE A GÊNESE DO CONCEITO DE MESTRADO E DOUTORADO NO BRASIL: ABOUT THE GENESIS OF THE CONCEPT FOR MASTER’S DEGREE AND DOCTORATE IN BRAZIL. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 213–225. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11757

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho