O GÊNERO DO BRINQUEDO!
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2004.71-72.81-91Resumo
Este artigo tem como propósito discutir as construçõesdiscursivas sobre as representações de gênero, entendendo-as
como uma produção histórico-cultural, que, por meio de
brinquedos e brincadeiras, acabam determinando os “lugares”
dos sujeitos infantis no contexto social. Produz-se, assim, uma identidade de gênero que está associada às atividades socialmente aceitas para os “meninos” e para as “meninas”.
Esses discursos estão amparados por “regimes de verdades” que legitimam a prática discriminatória do sexismo no âmbito
escolar e familiar. Relativizar os pressupostos de um sistema
de manipulação e controle só se torna possível mediante a
desconstrução de conceitos naturalizados, constituindo-se em
novas possibilidades de pensar as relações de gênero e suas
implicações. Para realização desta pesquisa utilizo a etnografia
infantil como estratégia metodológica.
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