Políticas de Currículo para o Ensino Médio no Rio de Janeiro: o Caso da Disciplina Química

Autores

  • Rozana Gomes de Abreu UERJ
  • Alice Casimiro Lopes UERJ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.175-200

Resumo

Este artigo apresenta a análise, com foco na disciplina Química e na área de Ciências, da proposta curricular para o Ensino Médio no Rio de Janeiro, elaborada pela Secretaria de Educação do Estado e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com base em ensinamentos de Ball, defendemos que a proposta, apesar de
estar sintonizada com os discursos mais atuais das áreas de pesquisa em ensino de Química, reforçando um caráter mais crítico, promove um discurso prescritivo sobre as escolas.

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Publicado

2013-05-20

Como Citar

Abreu, R. G. de, & Lopes, A. C. (2013). Políticas de Currículo para o Ensino Médio no Rio de Janeiro: o Caso da Disciplina Química. Revista Contexto &Amp; Educação, 21(76), 175–200. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.175-200