Por que Ensinar Ciências Para as Novas Gerações? Uma Questão Central Para a Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.11-24Resumo
Neste texto discuto as implicações das concepções implícitas de Ciência de professores em suas práticas docentes. Com esse objetivo trago para análise depoimentos apresentados, na forma escrita e oral, de estudantes-professores de Ciências(Química, Física, Biologia) em diferentes momentos de formação profissional (Graduação, Especialização e Mestrado) obtidos no âmbito de minha atuação docente, no decorrer de disciplinas que ministrei nesses espaços de formação. Os resultados dessa investigação apontam para a necessidade de se incluir reflexões de caráter epistemológico acerca da natureza do conhecimento científico no processo de formação de professores como elemento propulsor da construção da autonomia docente e da proposição de uma educação em Ciências mais afinada com valores direcionados para a convivência social e o respeito às múltiplas formas de identidades constituídas.
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