REPERCUSSÕES DA PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.185-199

Palavras-chave:

Educação profissional. Prática profissional integrada. Ensino, pesquisa e extensão.

Resumo

Este trabalho, oriundo de um recorte de uma investigação de dissertação de mestrado, analisa as percepções de egressos do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP) de dois cursos técnicos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no que diz respeito a metodologia de ensino denominada Prática Profissional Integrada (PPI) desenvolvida por esta instituição. Constituído numa abordagem qualitativa, é analisada a importância da PPI no processo formativo de estudantes do EMIEP e o reconhecimento (ou não) da presença da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e os desafios e perspectivas encontradas neste processo. Foi produzido a partir da revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo por meio de um estudo de caso envolvendo egressos dos referidos cursos, sendo que a coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário. O trabalho apresenta os princípios do EMIEP e a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, as singularidades da PPI, os resultados e as discussões da investigação e as considerações finais. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que é necessário trazer para a educação básica, metodologias capazes de superar a fragmentação curricular e a superação da distância da análise e intervenção na realidade.

Biografia do Autor

Maristela Beck Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) - Campus Santa Rosa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1985) e especialização em Educação Psicomotora pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) e especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI). Frequenta o curso de Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica na instituição associada Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) - Campus Santa Rosa. Tem experiência na área de Educação com ênfase em gestão da educação, planejamento e avaliação educacional, educação profissional e formação de professores.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Taiane Lucas Pontel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria(2005). Atualmente é Assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2020-09-09

Como Citar

Marques, M. B., Vieira, J. de A., & Pontel, T. L. (2020). REPERCUSSÕES DA PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(112), 185–199. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.185-199

Edição

Seção

Dossiê: Trabalho, Currículo Integrado e Educação